😷 Profissionais da Educação em Risco
O Projeto de Lei 5595/2020, que torna a educação básica e o ensino superior atividades essenciais e determina o retorno às aulas no formato presencial, foi retirado de pauta no Senado Federal. A votação do PL estava marcada para ocorrer na última quinta-feira (29). Essa vitória foi resultado da pressão sobre os parlamentares exercida por professores, pais e sindicatos.
🚨 Entretanto, a derrota parcial desse projeto não significa que os docentes deixaram de ser coagidos pelos governos a voltarem às aulas presenciais. No estado de São Paulo, por exemplo, os professores da rede estadual receberam determinação de retorno a essa modalidade de aula.
🦠Sobre os impactos dessa determinação, vale destacar a nota técnica da REPU (Rede Escola Pública e Universidade) que monitorou 299 escolas do estado de São Paulo e concluiu que a incidência de COVID-19 entre os professores entre 25 a 59 anos é 2,92 vezes maior (192%) do que a população estadual de mesma faixa etária.
💉 O retorno às aulas presenciais é, portanto, uma política deliberada de atentar contra a vida dos docentes e de suas famílias. Ao invés de tratar o caso com populismo votando projetos de lei e emitindo portarias para ganhar votos dos pais que reclamam do ensino à distância, o governo federal e os governos locais deveriam investir na aplicação de vacinas e no fornecimento de estrutura para as aulas em casa como computadores e internet para os estudantes.
A nota técnica da REPU pode ser encontrada em https://www.repu.com.br/notas-tecnicas.
Via: Fonasefe
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