(83) 9.8151-9357 - sintefpb@gmail.com / Av. Primeiro de Maio 720, Jaguaribe - João Pessoa-PB
twitterfacebookyoutube

Entre 25/05 e 02/06: IFPB realiza I Seminário de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas. Evento debate a “Educação para o Letramento Racial”.

Entre 25/05 e 02/06: IFPB realiza I Seminário de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas. Evento debate a “Educação para o Letramento Racial”.

 

O Instituto Federal da Paraíba realiza, nos dias 25, 27, 31 de maio e 02 de junho, o I Seminário dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs), que tem como objetivo fortalecer a implantação dos Núcleos nos campi, além de promover a formação de servidores, discentes e parceiros sociais e estimular a articulação de redes entre os NEABIs do Instituto. 

Os participantes terão acesso ao evento através da plataforma Even 3. Porém, o Seminário também será transmitido no canal da TV IFPB no YouTube. O tema a ser abordado é “Educação para o Letramento Racial”. 

 

As inscrições acontecem de forma segmentada, através deste link. Para os coordenadores e vice-coordenadores dos NEABIs, as inscrições acontecem até 20 de maio. Os servidores e discentes do Instituto possuem um período maior para efetivação de inscrições: até 24 de maio.

 

A programação do Seminário abrange intervenções artísticas, mesas redondas, oficinas e debates sobre legislações e temas afins, com a participação dos seguintes palestrantes: Aline Monteiro, Maiza Medeiros, Everaldo Barbosa, George Glauber, Hélio Gondim, Ivanilda Gentle, Jandson Ferreira, Maria Leopoldina Cardoso e Sônia Potiguara.

 

Sobre os Núcleos

 

O regulamento dos NEABIs no contexto do IFPB traz como um de seus objetivos fundamentais a promoção de ações de educação indissociáveis que considerem o ensino, a pesquisa e a extensão, com ênfase nas questões culturais e de inclusão social. 

 

Com vistas ao atendimento dessa importante premissa nos espaços formativos das instituições públicas de educação superior, as Pró-Reitorias de Ensino; de Extensão e Cultura; e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação estão envidando esforços para a garantia do cumprimento qualificado da normativa institucional do IFPB (Resolução nº 62/2017 – CS).

 

A partir do estabelecimento de diálogos com o NEABI do Campus Princesa Isabel, foi iniciada uma articulação sistêmica para implantação dos NEABIs em todas as unidades do IFPB, repercutindo na construção do I Seminário dos NEABIs do IFPB como espaço de formação, debates, planejamento e de participação social nas políticas de relações étnico-raciais.  

 

Verônica Rufino – Comunicação PROEXC

Deixe um Comentário