Notícias

Primeiras análises do SINASEFE, Andes-SN e Fasubra sobre o Future-se

O governo Bolsonaro, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), apresentou nesta última semana um novo ataque à Educação Pública. Em síntese, o ministro Abraham Weintraub propôs desresponsabilizar o Estado sobre o financiamento das IFEs e chamou essa ideia de Future-se.

A conjuntura, que já estava difícil depois da aprovação em 1º turno da Reforma da Previdência (PEC 6/2019), se complexificou muito e, mais do que nunca, precisaremos de unidade para resistir e derrotar os ataques contra a Educação Pública!

No tiroteio de notícias entusiasmadas na imprensa sobre o Programa do MEC – que Weintraub diz ser para adesão voluntária, mas que sabemos que a EC 95/2016 e que os cortes/contingenciamentos de verbas praticamente forçarão as reitorias à compra desta ideia – o SINASEFE lança suas primeiras análises do Future-se.

 

 

No vídeo acima, o coordenador geral do sindicato, David Lobão, gravou suas primeiras impressões do Future-se em visita à base do Sinasefe IFS-SE. “O Future-se põe fim às carreiras do EBTT e do PCCTAE, porque não vai mais haver esse regime de contratação, vão passar a contratar os trabalhadores pela iniciativa privada”, alertou Lobão, que também apontou que um dos objetivos do Programa é despopularizar as IFEs e retrocedê-las ao seu período de elitização, onde os filhos da classe trabalhadora não tinham acesso ao ensino superior público e de qualidade.

Em continuidade às primeiras impressões do Programa, foi realizado na tarde do dia 18/07, uma transmissão ao vivo, com diretores do Andes-SN, da Fasubra e do SINASEFE (Camila Marques), tendo como foco de abordagem os ataques contidos no texto do Future-se. Assista abaixo:

.
.

Live do SINASEFE, Andes-SN e Fasubra sobre o Future-se

.

.
.

Conteúdo relacionado

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?