Confira notícias sobre os últimos dias do 31º CONSINASEFE.

Os dois últimos dias de atividades do 31º CONSINASEFE foram dedicados às discussões de mudanças no estatuto da entidade. Durante o sábado (20/05), delegados e observadores se dividiram em grupos de trabalho para aprofundar suas análises. No domingo (21/05) os delegados votaram algumas das modificações sugeridas, aprovando, em votação específica, as teses de nº 10, 12, 27 e 34. O debate sobre a filiação do SINASEFE à CSP-Conlutas também foi um dos destaques do último dia de evento, com a reprovação da tese que propôs a desfiliação (tese 50).

..

Plenária final

Instalada logo no início da manhã de domingo, a última plenária do CONSINASEFE foi dedicada à votação das mudanças no estatuto. Mesmo não se tratando de uma questão estatutária, a votação sobre a filiação do SINASEFE à CSP-Conlutas foi o destaque neste período, levando um tempo significativo para ser concluída. A metodologia aplicada foi o recolhimento dos crachás dos delegados, com a seguinte contagem final na votação: 217 pela manutenção, 144 pela desfiliação e 21 abstenções.

Seguindo uma ordem de prioridades definida pelo plenário por causa do tempo curto restante, os delegados analisaram teses estatuintes sobre combate às opressões e paridade de gênero, além de eleger o novo Conselho de Ética do SINASEFE (previsto na tese 38). Ficou aprovada a composição paritária (50% mulheres e 50% homens) da Direção Nacional (e suas respectivas comissões), proposta apresentada nas teses 27 e 28, e a criação de duas novas pastas na DN: Coordenação de Políticas Para Mulheres (tese 27) e Coordenação de Combate às Opressões (tese 34).

A eleição da primeira composição do Conselho de Ética, nova instância do SINASEFE para apuração de denúncias, criado a partir da aprovação da tese 38, foi realizada com a participação de 19 candidatos. Foram eleitos: Marcela (118 votos), Jane (100 votos), Priscila (96 votos), Saulo (77 votos) Alessandra (73 votos) na titularidade; e Gelder (63 votos) Maria de Lourdes “Lu” (61 votos) Osnir (45 votos) Gabriele (40 votos) Joana (40 votos), na suplência.

Grupos de trabalho

No sábado as atividades se dividiram entre a apresentação das proposições pela manhã e os grupos de trabalho no período vespertino. Ao final da noite, após a suspensão dos trabalhos, uma confraternização entre os congressistas também foi realizada.

Os congressistas se dividiram em oito grupos de trabalho para realizar o debate das teses estatuintes. Com definições metodológicas e dinâmicas diversas, os grupos se debruçaram, ao longo de toda tarde sobre 34 teses estatuintes (30 delas já sistematizadas sob este aspecto e quatro incluídas pelo plenário 2, 50, 56 e 57). O debate em alguns grupos ultrapassou em mais de uma hora e meia o prazo pré-estabelecido, o que inviabilizou a sistematização dos resultados em tempo, levando assim à suspensão da plenária deliberativa de teses, transferida para o último dia de congresso.

Cobertura ao vivo

Confira detalhes dos pontos citados na cobertura ao vivo dos dois últimos dias de atividades: resumo da cobertura ao vivo do 4º dia eresumo da cobertura ao vivo do 3º dia.

Finalização da cobertura

A Assessoria de Comunicação (Ascom) do SINASEFE está finalizando a cobertura do 31º CONSINASEFE e o material será disponibilizado ao longo da semana em nossas redes sociais e website.