(83) 3221-0160 / 9316-8181 - Av. Primeiro de Maio 720, Jaguaribe - João Pessoa-PB
twitterfacebookgoogleyoutuberss

Funpresp é tema de debate hoje (24/10/2013) na UFPB, 14h00

Professores e servidores técnico-administrativos vão poder tirar suas dúvidas sobre o Fundação de Previdência Complementar do Servidor do Executivo (Funpresp-Exe) hoje (24), durante debate que está sendo promovido pela ADUFPB, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb). O evento será realizado a partir das 14h00, no auditório do Sintespb,no campus I da UFPB, em João Pessoa, e faz parte do calendário de atividades em comemoração ao aniversário de 35 anos da ADUFPB.

A Funpresp-Exe está funcionando desde 1º de março deste ano.. As regras da nova entidade foram publicadas no Diário Oficial da União de 4 de fevereiro. Serão criadas ainda mais duas entidades: uma para gerir a aposentadoria dos servidores do Legislativo e outra para os do Judiciário.

Na prática, todos os trabalhadores que entrarem no serviço público federal a partir de agora terão como valor limite de aposentadoria garantido pelo Estado o teto do INSS (atualmente, R$ 4.159). Para receber acima disso, eles vão ter que contribuir para uma previdência complementar, a Funpresp.

O problema é que esse fundo segue a cartilha do mercado financeiro. Ele recebe o dinheiro do trabalhador para realizar investimentos e fazer esse recurso render juros. Por isso, “o retorno do investimento e o valor da aposentadoria do servidor é uma incógnita, podendo oscilar a cada mês, para mais ou para menos, a depender dos humores do mercado”, explica cartilha publicada pelo ANDES – Sindicato Nacional para informar os professores a respeito da Funpresp.

Fonte: Ascom ADUFPB

Deixe um Comentário