Evento acontece de 5 a 8 de setembro em Brasília. Paraíba tem delegação com 39 pessoas
O 36º CONSINASEFE iniciou nesta última quinta-feira (5) no Complexo Brasil 21, na Capital Federal. O SINTEFPB conta com uma delegação de 39 pessoas, sendo 22 técnicos-administrativo (TAEs) e 16 docentes. Também a participação de uma representante de aposentados(as). Neste congresso, dezoito pessoas participam pela primeira vez.
ABERTURA DO EVENTO
A abertura do fórum ocorreu com o Ato Unificado da Educação Federal, que concentrou trabalhadores organizados por SINASEFE, Andes-SN e Fasubra nas imediações do bloco C da Esplanada dos Ministérios, prédio que reúne integrantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Tendo encerrado uma forte greve nacional há cerca de 60 dias, as entidades classistas da Educação Federal ainda cobram o cumprimento efetivo dos acordos assinados com o Governo Federal. Além disso, cobram a reabertura da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) e rechaçam os cortes e bloqueios nos orçamentos das Instituições Federais de Ensino (IFEs).
Ao mesmo tempo do ato que ocorria na Esplanada dos Ministérios, o credenciamento dos participantes era feito no Complexo Brasil 21.
DIA 1 – CONGRESSO
Mesa 1: Conjuntura política e tarefas da classe trabalhadora
No tradicional debate de conjuntura, tivemos três palestras, com Edmilson Costa (secretário geral do PCB); Leonardo Péricles (presidente nacional da Unidade Popular) e Nericilda Rocha (coordenadora da Frente Povo Sem Medo-CE). Ao final da mesa, houveram falas do plenário, respondidas nas considerações finais dos palestrantes; e também o início das apresentações das teses de Conjuntura.
Mesa 2: Políticas Educacionais, Carreira e futuro da Rede Federal
A mesa 2 foi composta por Arielma Galvão (diretora da CTB), Catarina Santos (docente da UnB), Helena Nara (diretora da Fasubra) e Rafaella Florêncio (suplente da Direção Nacional) começou saudando a mesa, que tinha quatro mulheres negras falando de políticas educacionais, sem ficarem “limitadas” à pauta de negritude. Ela situou o SINASEFE e as lutas da categoria, alertando que a batalha contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) pode necessitar ser retomada a qualquer momento, o que torna vital para a categoria a unidade e o caráter classista.
Confira como foi o dia da delegação paraibana acessando nossas redes sociais SINTEFPB no 36º CONSINASEFE