Momento aconteceu na UFPB e contou com representantes e apoiadores de cinco estados do Nordeste
Neste último sábado (17), ocorreu o lançamento público do Comitê Paraibano em Solidariedade ao Povo Palestino (COMPAPAL), na UFPB. O momento contou com presenças de representantes da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará. O SINTEFPB apoiou esse momento com a participação do coordenador-geral Hélio de França.
“É com tristeza que vemos um genocídio em curso, mas o lançamento desse comitê faz com que a gente tenha um fio de esperança no farol de nossa unidade. Ao mesmo tempo que eles tentam o genocídio, acontece mundo afora a formação de novos territórios palestinos, como o COMPAPAL”, disse Hélio de França em sua fala de saudação ao lançamento do comitê.
HISTÓRICO
O COMPAPAL iniciou a partir de uma reunião na ADUFPB, em 23 de outubro de 2023, depois foi realizado um primeiro ato/manifestação no CCHLA/UFPB. Após isso, foram feitos quatro atos no Parque da Lagoa/Centro e, nesses atos, foram coletadas assinaturas pelo fim das relações do Brasil com Israel. Outros momentos do comitê foram: nota publicada em apoio ao historiador; participação na Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa da Paraíba ; participação em Assembleia da Greve de Servidores Federais; participação de lançamento do livro de Breno Altman contra o Sionismo; companheiro Lívio Lima representou o COMPAPAL em um evento de Esperanto em Cuba e leu uma nota em defesa da Palestina; debate no IFPB; participação no 1º de maio de 2024.