(83) 3221-0160 / 9316-8181 - Av. Primeiro de Maio 720, Jaguaribe - João Pessoa-PB
twitterfacebookgoogleyoutuberss

O sindicato no Seminário Nacional dos Servidores Federais

SEMINÁRIO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS

De 14 A 16 Novembro de 2014 (HOTEL BAY PARK HOTEL / BRASÍLIA-DF)

1958119_589652617807066_3839392634592082304_n

 

O Seminário foi iniciado com o credenciamento dos delegados de cada base, na manhã e tarde do dia 14 de novembro 2014. Como é comum nesses eventos, a participação de nossa delegação se deu através da inscrição dos Delegados. De forma geral, o seminário teve a presença de 436 DELEGADOS. 16 entidades estiveram representadas no auditório para a solenidade de abertura do evento.

Na abertura, que teve inicio às 13h00min, abriu-se um espaço para as centrais sindicais CTB, CUT e CONLUTAS se apresentarem, em seguida começou um debate, aonde as mesmas e a plenária terceiram alguns comentários sobre a atual conjuntura, com a reeleição do governo Dilma e novo congresso, as falas foram quase que unanimes em relação à crise mundial e as politicas aplicadas que ferem os direitos dos trabalhadores no atual governo, diante desta discussão a analise de conjuntura feita foi a efetiva participação das classes trabalhadoras na unidade das lutas que viram a ser apresentada no inicio do novo governo, o fato importante apontado no debate foi o pagamento de juros da divida interna e externa, os números apresentados mostram que essa é a principal celeuma na economia, pois é através dela que a classe trabalhadora é atingida, já que o governo deixa de investir para poder pagar juros, que por sinal é muito alto e isso acarretará certamente no aumento da taxa de desemprego e arroxo salarial das categorias.

Dado continuidade a o evento foi proporcionado um momento de discussão em grupo, aonde de diversas categorias apontaram as sua angustia e insatisfação com as politicas aplicadas nos seus locais de trabalho, então a tônica dos grupos foram dá ênfase a precarização, terceirização, direito de greve, é uma série de PLs que interferem diretamente na vida da classe trabalhadora. Diante desta preocupação com esses ataques, as entidades presentes no seminário apontam pela necessidade da unificação dos trabalhadores, para combater os possíveis ataques que viram. Neste contexto as bases entendem como extremamente positiva a construção deste seminário neste momento,  mas para isso é essencial a construção de um calendário de mobilização conjunta.

No segundo dia do seminário foi dando ênfase a campanha salarial 2015, aonde no primeiro momento teve uma apresentação técnica do DIEESE e do ILAESE, órgão que analisam os avanços e defasagem da economia, por parte do DIEESE, o Sr. Alexandre, fez uma explanação das conquistas e falhas realizadas nas atuais gestões do PT desde 2003, do mesmo modo o representante do ILAESE, o Sr. Junior, porém o mesmo foi mais incisivo em afirma que há uma grande preocupação com a economia mundial e que isso já afeta o Brasil neste momento.

Por fim foi proposto um calendário de mobilizações e uma pauta de reinvindicação para campanha salarial de 2015, que deve contar com os seguintes ponto:

 

Seminário Nacional na 1ª quinzena de 2015;

Mobilização contra o PL que fere o direito de greve, já em 2014;

Discussões nas bases sobre os pontos apontados no seminário.

 

PAUTA CONJUNTA:

 

Data base;

Isonomia dos benefícios;

Contra a precarização e terceirização;

Calendário de mobilização;

Unificação da luta;

Reposição das perdas salariais;

Aumento do índice linear;

Paridade para os aposentados;

Direito de negociação coletiva;

Contra assedio moral;

Jornada de 30h. Sem redução salarial.

Este é o meu relato SINTEF-PB/Sousa-PB.

Saudações Sindicais a todos,

 

Texto: Raniery Antunes Queiroga

Delegado do SINTEFPB – CMS Sousa

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário