IFPB decide retornar de forma gradual as atividades presenciais

Fonte: IFPB | por Patrícia Nogueira

O retorno pleno só ocorrerá após a conclusão do ciclo de vacinação dos adolescentes

O Comitê Institucional de Crises e o Colégio de Dirigentes do IFPB decidiram pela aprovação do retorno gradual das atividades presenciais no âmbito do Instituto. A deliberação ocorreu após decisão colegiada dos membros que compõem os dois órgãos e deverá ser encaminhada para aprovação do Conselho Superior.

A decisão de ambos os órgãos foi baseada em reuniões internas realizadas pelos diretores com suas comunidades acadêmicas, que pontuaram o desejo de retorno da comunidade e o avanço da vacinação em servidores e alunos, bem como a análise da conjuntura epidemiológica com a queda dos números de caso de Covid. No entanto, observou-se que o número de vacinados dentre os estudantes do ensino médio ainda é baixo.

O Reitor Nicácio Lopes afirmou que será um retorno parcial e gradual. O retorno pleno só se dará após completado o esquema vacinal de todos os estudantes. “O IFPB está mantendo uma linha de coerência e será sempre assim até o fim da pandemia. Agiremos sempre com prudência e cautela. O retorno presencial será gradual e parcial. Nós temos uma premissa que é a preservação da vida. Grande parte da nossa comunidade já foi vacinada, mas o nosso público do ensino técnico integrado que é composto por adolescentes ainda não completou seu esquema vacinal. Então teremos cautela”, afirmou o reitor.

Com a decisão os campi poderão avançar para as fases 4 e 5 das AENPs, que dispõe sobre a implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais e consolidação do ensino híbrido, respectivamente, conforme regulamenta a Resolução 28/2020 do Conselho Superior.

De acordo com a resolução que disciplina as AENPs, na execução da fase de implementação gradual de Atividades Acadêmicas Presenciais, será dada continuidade às atividades acadêmicas das fases de Atividades de Ensino Não Presenciais, com a inserção cuidadosa e gradativa de algumas atividades presenciais como por exemplo: atividades administrativas dos setores, adotando o rodízio de servidores; atividades de ensino de cunho prático, em laboratórios; Orientações presenciais de TCC, estágios, pesquisa, extensão e demais programas de formação profissional; atividades de estágio, extensão e pesquisa; Defesas de TCCs e relatórios e outras. Acesse aqui a resolução.

Cada diretor terá autonomia para adotar seu planejamento de retorno gradual de acordo com as especificidades e realidade institucional e epidemiológica de cada campus. “Uma coisa será comum a todos nós, o respeito às vozes da comunidade. Estamos ouvindo e valorizando as vozes plurais da nossa instituição e o respeito às características dos territórios”, comentou o Reitor Nicácio Lopes.

Segundo Nicácio, as atividades administrativas presenciais também retornarão de forma gradual, respeitando as particularidades de cada servidor. A Diretoria de Gestão de Pessoas elaborou um documento com as orientações de preparação para esta retomada, levando em consideração o protocolo de biossegurança que norteia os cuidados sanitários para as atividades presenciais, como a obrigatoriedade de distanciamento mínimo, higienização das mãos, uso de máscaras, etc. A publicação do documento será realizada até a próxima semana.

“Adotando todos os cuidados e protocolos sanitários sugeridos pelas autoridades de saúde, faremos o retorno gradual, de forma segura, em todos os segmentos: docentes, técnico-administrativos e discentes, oferecendo um tratamento equânime e respeitoso a cada categoria”, concluiu o reitor.