Matéria retirada na íntegra do site do SINASEFE NACIONAL
.
.
.
Os trabalhadores brasileiros deram mais uma grande demonstração de fôlego para seguir nas lutas contra as Reformas que ameaçam a aposentadoria e os direitos trabalhistas com a segunda Greve Geral de 2017, convocada pelas Centrais Sindicais e realizada no último dia 30 de julho.
O SINASEFE – que aprovou a participação e construção dessa Greve Geral na 149ª PLENA – tratou o movimento paredista como prioridade e viu grande adesão das nossas seções sindicais à paralisação.
Apesar da divergência de última hora que surgiu entre as Centrais sobre o nome e o caráter da mobilização, o clima no país foi de Greve Geral, com manifestações em todos os estados e no Distrito Federal.
Se algumas direções ainda não sabem o que querem, ficou claro que a população sabe o que quer: a retirada das Reformas da Previdência (PEC 287/2016) e Trabalhista (PLC 38/2017) da pauta do Congresso Nacional, a revogação da nova Lei das Terceirizações (13.429/2017) e a saída de Michel Temer do lugar que não pertence a ele, a Presidência da República.
A Central Sindical a qual somos filiados (e reafirmamos a filiação no 31º CONSINASEFE), a CSP-Conlutas, defendeu desde o término da Greve Geral de 28 de abril uma nova Greve Geral ainda mais forte, com 48 horas de duração, e não foi favorável à modificação do caráter de Greve Geral deste segundo movimento paredista nacional de 2017.
As manifestações que tomaram o país confirmaram que os trabalhadores estão dispostos à luta para derrotar as contrarreformas que atacam os direitos e os corruptos do governo Temer e do Congresso. Piquetes, paralisações, aulas públicas, panfletagens, travamentos de rodovias e avenidas, passeatas e atos nas capitais e principais cidades do país, como foi amplamente divulgado pela imprensa ao longo de todo o dia, demonstram a força e a grande extensão nacional do movimento.
Diversas categorias foram à luta, como metalúrgicos, petroleiros, bancários, trabalhadores dos Correios, construção civil, jornalistas, servidores públicos (incluindo os da nossa Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), entre outros.
.
.
.
Próximos passos
As Centrais Sindicais voltaram a se reunir (em data ainda a ser agendada) para dialogar sobre a continuidade do enfrentamentos ao governo Temer e seus projetos anti-classe trabalhadora.
Na 150ª PLENA, que acontecerá neste final de semana (08 e 09/06), as bases do SINASEFE poderão avaliar este mais recente movimento paredista da classe trabalhadora e apontar as indicações do nosso Sindicato Nacional para a integração e a construção do próximo movimento.
A única certeza que temos é a de que enquanto as Reformas não pararem e Temer não cair, a luta continuará!
.
Fotos
Veja aqui o álbum de fotos da Greve Geral de 30/06 do nosso site, com 29 imagens de diversas cidades onde ocorreram atividades com as participações das nossas bases.
.
Mapa da Greve
Clique aqui e confira o Mapa da Greve Geral de 30/06 organizado pela CSP-Conlutas, com registros de todas as mobilizações divididas por cada estado.
.
.
Mais sobre a Greve Geral de 30 de junho
Publicações das seções sindicais
- Sinasefe Mossoró-RN parou o campus do IFRN e ocupou a avenida Presidente Dutra
- Sinasefe IFBA aderiu o movimento grevista a participou de atos em Salvador e em Feira de Santana
- Sinasefe IFES-ES participou de ato nas ruas de Vitória
- Sinasefe IFPA, ETRB e Ciaba-PA participou de ato nas ruas de Belém
- Sinasefe IFMG-MG fez trancaço do campus Ouro Preto e participou de atos em Ouro Preto e Mariana
- Sinasefe IF Sul-RS particiou de ato nas ruas de Pelotas
- Sinasefe Litoral-SC participou de piquete de mobilização e ato unificado em Blumenau
- Sindscope-RJ participou de ato na Candelária
- Sindsifce-CE aderiu o movimento grevista
- Sintef-GO aderiu o movimento grevista
- Sintef-PB participou de ato nas ruas de João Pessoa-PB
- Sintietfal-AL fechou o IFAL e participou de ato nas ruas de Maceió
Leia também
- Paralisações e protestos demonstram que é possível uma grande Greve Geral para derrotar as Reformas (30/06/2017 – CSP-Conlutas)
- 30 de junho: trabalhadores param mais uma vez o país em defesa de seus direitos (03/07/2017 – Andes-SN)
- Técnico-administrativos em educação aderem a Greve Geral (03/07/2017 – Fasubra Sindical)
Nosso conteúdo relacionado
- Governo tenta desmobilizar Greve Geral: confira notas do SINASEFE (30/06/2017)
- Greve Geral de 30/06: SINASEFE não terá expediente (29/06/2017)
- Todas e Todos à Greve Geral de 30/06 (21/06/2017)
- DN lança Nota definindo Greve Geral de 30/06 como prioridade para o SINASEFE (18/06/2017)
- Greve Geral: SINASEFE reforça divulgação com campanha do movimento paredista de 30/06 (17/06/2017)
- Resolução CSP-Conlutas: Organizar a Greve Geral de 30 de junho para derrotar reformas e colocar para fora Temer e todos os corruptos do Congresso (13/06/2017)
- Greve Geral de 30/06: confira nota da Direção Nacional (10/06/2017)
- Centrais convocam trabalhadores para Greve Geral em 30/06 (05/06/2017)
- Centrais Sindicais indicam nova Greve Geral no final de junho e atividades nos estados contra as reformas (30/05/2017)
- Análise de conjuntura da DN do SINASEFE (30/05/2017)
- Greve Geral: trabalhadores pararam o país em 28/04 (02/05/2017)
*Matéria produzida com informações da CSP-Conlutas