Viemos à público manifestar o nosso repúdio às declarações proferidas pelo padre Mateus Réus dos Reis, durante a sua homilia, no dia 10 de setembro de 2023, na Paróquia São João Paulo II, no município de Sombrio-SC. Segundo vídeo amplamente veiculado, o padre se refere ao Instituto Federal Catarinense como um local responsável por distanciar os jovens das crenças cristãs, por desestruturar as famílias e levar os jovens a cometer suicídio.
Consideramos esse discurso uma forma de ataque explícito ao IFC e à liberdade de culto e de crenças, defendidas dentro das instituições escolares, assim como, à laicidade da instituição escolar, a qual carrega o dever de formar a juventude de forma humanizada e com respeito a todas as diferenças.
Viemos manifestar a nossa solidariedade a todas(os) as(os) educadoras(es) do IFC e da comunidade ampla das instituições federais de Educação, os quais têm sido constantemente desrespeitados e colocados à prova, numa verdadeira caça às bruxas moderna, onde o fundamentalismo religioso tem trabalhado para deteriorar a honradez, a ética e o compromisso das nossas instituições para com uma sociedade plural e humanizada.
Não abriremos mão da defesa ampla e irrestrita de uma Educação comprometida com os valores da Democracia, repudiando todo e qualquer discurso de ódio que queira estimular a violência e ameaçar educadoras(es) por exercerem a sua função de contribuir para a formação de seres humanos sensíveis e comprometidos com a sociedade.
A intolerância e o fundamentalismo não passarão!
Diretoria Estadual do SINTEFPB