CARTA ABERTA DOS DIRIGENTES DO IFPB
.
Nós, dirigentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, vimos manifestar nossa preocupação com os últimos acontecimentos no âmbito da política nacional, que afetam a normalidade democrática e desestabilizam o próprio Estado Democrático de Direito.
O IFPB vivenciou, nos últimos doze anos, uma expansão substancial em sua estrutura física e quadro de pessoal, ampliando sua capacidade de ação e de atendimento à sociedade paraibana através da oferta de uma educação gratuita, pública, de qualidade e comprometida com o desenvolvimento regional.
Nesse curto período, nossa centenária instituição cresceu, passando de 2 unidades, que atendiam a 6 mil estudantes, para atuais 21 unidades em funcionamento, atendendo cerca de 25 mil alunos regulares, jovens e adultos matriculados em cursos ofertados nos mais variados níveis de ensino, desde a educação básica até a pós-graduação.
O crescimento do IFPB acompanha a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que alcançou recentemente a marca de 562 unidades em todo o país, garantindo Educação Profissional e Tecnológica a centenas de milhares de brasileiras e brasileiros, articulando arranjos produtivos e contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento nacional com justiça e inclusão social.
Atualmente, o país vive um evidente processo de impedimento de novos avanços. Nesse contexto, defendemos a necessidade de investigação de todas as denúncias, contra agentes públicos e privados, de forma ética, impessoal e suprapartidária, primando pela segurança jurídica e pelo direito ao contraditório, conforme ordena nossa Constituição Federal e o próprio regime democrático.
A democracia brasileira, na atual conjuntura, encontra-se seriamente ameaçada, e nós, gestores públicos, posicionamo-nos intransigentemente em sua defesa, por se tratar de uma conquista histórica do povo brasileiro, que precisa ser preservada.
Na condição de educadores, preocupamo-nos com a espetacularização da política e de seus excessos, que deseducam nossos jovens e enfraquecem o Estado Democrático de Direito. Esperamos que a atual crise política e econômica no Brasil tenha como saldo o fortalecimento de nossa nação, de nossa democracia, de nosso povo e o respeito a sua vontade soberana; e que tal crise seja breve, para que continuemos a ofertar, de forma tranquila e dedicada, educação profissional e tecnológica, pública e de qualidade para a população paraibana.
Retirado na íntegra do site do IFPB.
.
* Confira a carta diretamente do site >>>>
http://www.ifpb.edu.br/reitoria/noticias/2016/03/dirigentes-do-ifpb-divulgam-carta-aberta
Ou no Facebook
>>>>
Dirigentes do IFPB divulgaram carta aberta manifestando a preocupação com o estado democrático de direito no Brasil. .#IFPB
Publicado por Sintef Paraíba em Sábado, 26 de março de 2016
* Leia em >