No dia 18 de Outubro, o SINTEFPB, e demais instituições populares de esquerda, foram às ruas junto com as(os) estudantes do Instituto Federal da Paraíba, junto com as(os) trabalhadores e estudantes das Universidades Federais, para construir o Dia Nacional de Luta Contra os Cortes na Educação, que ocorreu em todo o Brasil.
Campina Grande
Em Campina Grande, o Ato aconteceu no Centro de Vivências do IFPB, do campus CG, pela manhã.
Monteiro
Em Monteiro, junto com os estudantes, o Ato começou em frente ao IFPB, e tomou as ruas da cidade.
Princesa Isabel
No Campus Princesa Isabel-PB, o SINTEFPB ergueu e colocou a faixa contra os cortes/bloqueios orçamentários da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e especificamente do IFPB. Esses cortes atingem as atividades de ensino, de pesquisa, de extensão, de cultura, de esporte, de lazer, de assistência estudantil, e além disso, podem afetar os trabalhadores(as) terceirizados (as).
Estavam presentes na ação, o coordenador geral do SINTEFPB, o prof. Hélio, e os(as) docentes, Ana Carolina, Emmanoela, Aline, os(as) técnicos (as) administrativos Granjeiros e Jordânia, que será a futura diretora do campus. E especialmente, marcam presença, essa estudantada aguerrida e cheia de energia e com muita potência.
João Pessoa e Cabedelo
A concentração do Ato aconteceu na Praça da Paz, e seguiu até a UFPB.