(83) 3221-0160 / 9316-8181 - Av. Primeiro de Maio 720, Jaguaribe - João Pessoa-PB
twitterfacebookgoogleyoutuberss

28 de Outubro, Dia do Servidor Público: temos pouco a comemorar!

28-de-outubro-dia-do-servidorNo dia 28 de outubro (hoje) é comemorado o Dia do Servidor Público. Fundamental para o funcionamento da administração pública, os servidores também estão diretamente envolvidos na prestação de serviços essenciais à população, responsáveis, então, pela efetivação de alguns direitos como educação, saúde, segurança, previdência etc.

Apesar de sua importância, observa-se que nos últimos anos esta categoria profissional vem sofrendo ataques que concorrem para a sua desvalorização e precarização. Ao discurso do governo, que imputa aos servidores públicos a responsabilidade pela precariedade destes serviços, bem como atribui a eles a morosidade e a ineficiência do Estado (como se suas atividades apenas dependessem de boa vontade e não tivessem nenhuma relação com a estrutura física e com os recursos financeiros destinados às políticas sociais), soma-se a insuficiência de criação de novas vagas para concursos públicos, a piora das condições de trabalho e o não atendimento das reivindicações da categoria por aumento de salários.

Os verdadeiros motivos para esta situação não são levados à sociedade para discussão: o Estado brasileiro, em suas três esferas (federal, estaduais e municipais) tem um compromisso muito maior com o grande capital do que com os interesses da população. A política econômica ora em curso no país tem como prioridade a redução dos gastos governamentais para atender as exigências de manutenção do superávit primário, recursos necessários para honrar o pagamento dos exorbitantes juros impostos ao governo pelo setor financeiro; a renúncia e desoneração de impostos, em detrimento de uma arrecadação maior que poderia ser revertida em um melhor investimento nas ações do Estado; e a entrega de setores estratégicos de infraestrutura e de serviços para a iniciativa privada que, de sua posse, podem auferir lucros com sua exploração. Neste cenário, não interessa um Estado comprometido com políticas sociais de qualidade e com acesso para todos. Consequentemente, também não são necessários trabalhadores para sua execução, o que justifica a atual situação em que se encontra a categoria.

Não temos nada o que comemorar. Mas temos muito a fazer! Lutar por valorização profissional, condições dignas de trabalho, aumento salarial e respeito àqueles que se dedicam a garantir qualidade dos serviços prestados à população é uma tarefa a ser cumprida por toda a categoria. Neste 28 de outubro conclamamos todos os servidores públicos a se somarem às lutas em curso no país, fortalecer suas entidades representativas e contribuir com a construção de um projeto de sociedade que atenda aos interesses dos trabalhadores.

Deixe um Comentário