Nesta última sexta-feira (23), o SINTEFPB recebeu a resposta para o ofício 049/2025, enviado pelo sindicato solicitando informações sobre a execução do concurso do IFPB.
Segue a resposta da reitoria:
“Senhor Coordenador,
1. Com os cordiais cumprimentos, considerando o disposto no Ofício SINTEF nº 49/2025 e a necessidade de atualização desse Sindicato e a comunidade acerca do cronograma para a execução dos procedimentos relacionados ao concurso público, trazemos as informações contidas neste expediente.
2. Inicialmente, cumpre informar que o IFPB, através da comissão específica designada para essa finalidade, tem dado andamento e envidado esforços para realização dos procedimentos necessários para o lançamento dos editais de concurso público, tanto para os cargo de Técnico-Administrativo em Educação – TAE, quanto para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – PEBTT.
3. Entre as ações de planejamento e execução empreendidas pela comissão designada, diversas etapas foram desenvolvidas até o momento, destacando-se as seguintes:
Edital TAE:
Designação de Comissão Responsável – concluído
Elaboração edital (regras) – concluído
Encaminhamento à PF para análise – concluído (aguardando manifestação)
Estudo de vagas – concluído
Encaminhamento à PRAF para procedimentos licitatórios – concluído
Realização dos procedimentos licitatórios – em andamento
Publicação do Edital – próxima fase
Edital Docente:
Designação de Comissão Responsável – concluído
Elaboração edital (regras) – concluído
Encaminhamento à PF para análise – concluído (aguardando manifestação)
Encaminhamento à PRAF para procedimentos licitatórios – concluído
Procedimentos licitatórios – em andamento
Estudo de perfis/remoção – em andamento
Publicação do Edital – próxima fase
4. Além da complexidade dos trâmites e do alto nível de zelo que a condução dessa demanda exige, é importante destacar que seus membros estiveram envolvidos em diversas outras frentes institucionais. Entre elas, destaca-se a atuação em seus respectivos setores de lotação, com o acúmulo de atribuições ordinárias e extraordinárias, como a adoção de providências relacionadas à implementação da Medida Provisória nº 1.286/2024 — a exemplo da aceleração da progressão por capacitação dos servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) —, entre outras atividades de igual relevância.
5. De toda forma, o IFPB fará uma força-tarefa, inclusive com o acréscimo de horas-extras, para concluir o quanto antes e com a maior celeridade possível todos os procedimentos necessários à publicação do certame.
6. Por fim, reforçamos o compromisso e extremo interesse do IFPB em publicar os referidos editais para que haja emergencial recomposição do nosso quadro de pessoal ainda no início do segundo semestre”.
Atenciosamente,
Mary Roberta Meira Marinho Reitora
