Ao chegarmos ao fim de 2025, olhamos para trás com o orgulho de quem sabe que nenhum direito foi dado, mas sim conquistado com a mobilização de cada trabalhador e trabalhadora da educação federal da Paraíba. Este foi um ano para reafirmar o valor da nossa categoria e a força da nossa coletividade. Realizamos fiscalizações, denunciamos irregularidades e cobramos o tão aguardado concurso público do IFPB.
APROVAÇÃO DA LOA
Nossa principal meta em 2025 foi que o governo cumprisse com os acordos feitos durante a greve de 2024, e o pontapé inicial seria a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Após intensas mobilizações com atos nos campi IFPB, nas ruas – destacando o bloco de carnaval “APROVA LOA JÁ”; ainda com o apoio de deputadas e deputados paraibanos – realizando Audiências Públicas na ALPB, a LOA foi aprovada.
LUTA CONTRA A DITADURA
Participamos de momentos importantes defendendo nossa democracia e lembrando das centenas de militantes, educadores e políticos que morreram durante a ditadura brasileira. Estivemos na celebração dos 100 ANOS DE ELIZABETH TEIXEIRA, na CAMINHADA DO SILÊNCIO e no movimento SEM ANISTIA PARA GOLPISTAS.
FORMAÇÃO E ENCONTROS
2025 também foi um ano de aprendizado. Nosso curso de Concepção, Formação e Prática Sindical, com o professor Cacau Pereira serviu para fortalecer a formação política da nossa direção e nos manter atualizados para a luta. Encontros como o dos APOSENTADOS(AS) FILIADOS AO SINTEFPB; ENCONTRO REGIONAL DE MULHERES; ENCONTRO DE NEGROS E NEGRAS; ENCONTRO REGIONAL DO NORDESTE; dentre outros, tiveram participação intensa de nossos(as) filiados(as) e fortaleceu assim os laços entre a base e a diretoria estadual. Ver novos rostos se juntando à luta nos dá a certeza de que o movimento sindical segue renovado e pulsante.

Foto: Polyanna Gomes (Ascom)
CAMPANHA E LUTAS INTERNAS DO IFPB
Nos mobilizamos bravamente em diversas campanhas para melhorar nosso ensino e nossas condições de trabalho na Paraíba, a exemplo de campanhas como MATRIZ DE REFÊRENCIA , REGULAMENTAÇÃO DAS ELEIÇÕES PARA COORDENAÇÕES DE CURSOS , RSC TAE NO IFPB, REPOSICIONAMENTO DOCENTE NO IFPB, e o tão aguardado CONCURSO PÚBLICO do nosso instituto. Destacamos ainda as lutas nacionais como a do PLEBISCITO POPULAR 2025 e CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA. Saímos vitoriosos em algumas dessas pautas e outras ainda estamos lutando bravamente para suas publicações e homologações. Não vamos parar! 2026 nos espera com mais força e coragem para defender nossos direitos.
SINTEFPB NA BASE
Outro projeto importante realizado em 2025 foi o SINTEFPB NA BASE, ação que viajou por toda a Paraíba para dialogar com a nossa base sindical e servidores(as) em geral do IFPB, levando para cada campus um momento de escuta, debate e diálogo sobre as pautas de interesse coletivo e também as necessidades específicas dos e das técnicos e docentes. Em 2026 o projeto continua, vamos finalizar as visitas aos campi e, renovar algumas, dependendo da necessidade dos servidores(as).
CONSELHO FISCAL
Destacamos também o empenho dos companheiros e companheira do Conselho Fiscal 2024-2026, que vem trabalhando arduamente para fiscalizar as contas e os atos da gestão em vigência; atuando sempre de forma independente e imparcial, garantindo transparência e ética.
BANDEIRAS FEMINISTA, ANTIRRACISTA E DA DIVERSIDADE
Precisamos enfatizar que este foi um período de intensas movimentações do nosso sindicato em eventos, debates, atos e mobilizações das nossas pautas mais centrais que é o combate a todo tipo de misoginia, racismo e LGBTfobia dentro e fora do nosso instituto. O SINTEFPB realizou, participou e apoiou vários momentos em que as bandeiras do direito e da justiça estiveram presentes. Foi um dos anos de mais movimentação da Direção Estadual frente à essas pautas.
CONGRESSOS E MUDANÇAS: proporcionalidade e nova identidade visual
Finalizamos os últimos meses com nosso congresso local e nacional. No X CONSINTEFPB, que teve como tema: “Vencer a Extrema Direita com um IFPB Popular”, houve mudanças significativas e importantes no nosso estatuto (em breve publicado), destacando as principais: PROPORCIONALIDADE PARA ELEIÇÕES E COMPOSIÇÃO DA DIREÇÃO ESTADUAL E COORDENAÇÕES MUNICIPAIS; além da construção de uma NOVA IDENTIDADE VISUAL PARA O SINDICATO. No cenário nacional, aprovamos no CONSINASEFE um indicativo de greve para pressionar o governo federal a cumprir o ACORDO DE GREVE realizado em 2024 em sua TOTAL INTEGRALIDADE.
Encerramos o ano retomando a importância do movimento sindical e o respeito para a luta da classe trabalhadora, quando não sucumbimos a pressão feita pelo deputado Hugo Motta contra um de nossos sindicalistas, o prof. José Araújo, coordenador da CM Campina Grande; o sindicato e todos os(as) nossos(as) militantes foram atacados de forma desonesta por Hugo Motta, o que gerou uma onda de resistência e solidariedade que só tornou mais forte a luta sindical do país. A força da coragem, os intensos banners e outdoors nos deram voz e mostraram que seguimos firmes por nossos direitos.
O DESAFIO QUE NOS ESPERA EM 2026
Sabemos que o cenário econômico e político exige vigilância e, as conquistas de hoje são o alicerce para as batalhas de amanhã. Em 2026, continuaremos firmes CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA; cobrando o CUMPRIMENTO DOS ACORDOS DE GREVE; e, mais do que nunca, LUTANDO CONTRA A EXTREMA DIREITA E A FAVOR DA DEMOCRACIA. Nada disso seria possível sem vocês, coordenadores e coordenadoras de CMs; sem você, filiado(a) ao SINTEFPB; sem as funcionárias e funcionários do nosso sindicato, as assessorias que nos auxiliam dia e noite e, aos nossos diretores(as) que não desistem da luta. Nosso muito obrigada(o)!
O sindicato não é apenas uma sala, uma coordenação ou uma diretoria; o sindicato é a soma de pessoas, é a soma de coragem. Ao filiado(a), sua confiança é o que move esta entidade!
Desejamos a todos um encerramento de ano com paz e descanso. Que em 2026 estejamos prontos para novos desafios.
Juntas e juntos somos mais fortes!
DIRETORIA ESTADUAL DO SINTEFPB
Gestão 2025-2026









