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26/07 a 09/08: WEBINÁRIO DA FRENTE NACIONAL POR UM PNLD DEMOCRÁTICO – ciclo de debates sobre o objeto 2 do Novo Plano Nacional do Livro Didático

📹 Transmissão ao vivo no Canal do Youtube da Frente por um PNLD Democrático (link abaixo) e na página do Facebook de canais parceiros.
https://youtu.be/1Fz0MDiets0

 

📢 WEBINÁRIO DA FRENTE NACIONAL POR UM PNLD DEMOCRÁTICO
📚 Ciclo de Debates sobre o OBJETO 2 do Novo Plano Nacional do Livro Didático

Atenção! Os cards abaixo vão sendo divulgados assim que vão ficando prontos.

 

26 de julho

 

02 de agosto

 

HOJE! WEBINÁRIO DA FRENTE NACIONAL POR UM PNLD DEMOCRÁTICO
📚 Ciclo de Debates sobre o OBJETO 2 do Novo Plano Nacional do Livro Didático

MESA 2: 2 de agosto (segunda-feira) às 19 horas

Os impactos no trabalho docente a partir do Novo PNLD

Palestrantes:
– CLÁUDIA PICCININI: Departamento de Didática, COLEMARX – GT Trabalho e Formação de Professores e Faculdade de Educação UFRJ.
– MATHEUS RUFINO CASTRO: Professor de Educação Física do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias. Militante do Sindscope, Coordenador do Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA) e membro do LIEPE.
– RICHARD ARAÚJO: Professor da Rede Estadual de São Paulo e Dirigente da Apeoesp SP.
– SÍLVIO VIANA: Professor de Artes da Rede Estadual e Municipal de São Paulo.

📝 As inscrições devem ser realizadas através do formulário:
https://forms.gle/jWKunZ2heZXWNvH48

 

 

SOBRE O EVENTO:

 

O PNLD é o programa nacional para preparo e difusão de material didático, pedagógico e literário para as escolas públicas de educação básica, em todos seus segmentos: educação infantil, ensino fundamental (dos anos iniciais aos anos finais) e ensino médio. Em nossa compreensão, no entanto, o PNLD não se trata apenas da escolha do material didático e, desta forma, não pode ser uma consulta burocrática de preenchimento ao questionário digital, mas fruto de amplo debate e reflexão pedagógica.

 

📖 Consideramos que o chamado OBJETO 2 – obras por área do conhecimento em substituição às disciplinas básicas – deve ser compreendido a partir da política estruturante em um contexto de desmonte da educação pública e democrática, orientando o preparo de materiais didáticos e do currículo escolar alinhados à BNCC e à Reforma do Ensino Médio, as quais combatemos.

 

Faz-se necessária a exigência de uma nova condução desse processo a partir do diálogo com nossas comunidades escolares e não mediante imposições que visam precarizar e privatizar a educação pública. Reivindicamos o conceito de criticidade transformadora da sociedade e a urgência de se popularizar a defesa do ensino público, gratuito, laico, de qualidade e socialmente referenciado.

 

📢 Participe do Webnário da Frente Nacional por um PNLD Democrático! O Ciclo de Debates contará com 4 encontros entre os dias 26 de julho e 9 de agosto, sempre às 19 horas, com transmisão simultânea nas páginas do Facebook e Youtube da Frente e também de canais parceiros.

 

📝 As inscrições devem ser realizadas através do formulário:
https://forms.gle/jWKunZ2heZXWNvH48

 

Certificado de participação mediante 75% de frequência no Ciclo.

 

PROGRAMAÇÃO:

 MESA 1: 26 de julho (segunda-feira) às 19 horas

 Disciplinas Escolares ou Itinerários Formativos? Desafios da Inter[disciplina]ridade no Objeto 02 do Novo PNLD

Palestrantes:
– ROSIMERI DA SILVA PEREIRA: Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) vinculada ao Departamento de Fundamentos da Educação. Pedagoga, possui doutorado em História e Filosofia da Educação pela UNICAMP e é presidente do Fórum Contínuo de Assuntos Histórico-educacionais (FOCAHE).
– DALTON ALVES: Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação. Bacharel e Licenciado em Filosofia, mestre e doutor em Educação, na Área de Filosofia e História da Educação, com pesquisas nas áreas de Ensino de Filosofia, Trabalho e Educação, Pedagogia Histórico-Crítica.
– FLÁVIO SARANDY: Professor de Sociologia na Universidade Federal Fluminense – Campus Macaé – e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ.

 MESA 2: 2 de agosto (segunda-feira) às 19 horas
 Os impactos do trabalho docente a partir do Novo PNLD

 MESA 3: 6 de agosto (sexta-feira) às 19 horas
 Presença ou ausência das relações étnico-raciais, de gênero e diversidade no Objeto 02 do Novo PNLD?

 MESA 4: 9 de agosto (segunda-feira) às 19 horas
🚨🚫 Por que recusar o Objeto 2 do Novo PNLD? Textos e Pretextos

 

😉 A saída para a educação é a construção de uma agenda nacional unificada!
Participe e ajude a divulgar!

PDF divulgação:

WEBNÁRIO PNLD DEMOCRÁTICO_OBJETO 2

Informações via Gisele Peres (Sinasefe).
Divulgação: ASCOM SINTEFPB.

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