Ontem (09/01/2023) foi um dia que marcou a abertura da jornada de lutas em defesa da nossa Democracia no ano de 2023. Em diversos locais do país estivemos presentes nas ruas, com a força das nossas organizações e da frente ampla pela Democracia, para afirmar que não vamos permitir que as nossas instituições sejam vandalizadas por atos terroristas e golpistas incentivadas pelo governo anterior.
Nos colocamos frontalmente contrários aos atos ocorridos contra as sedes dos três poderes da República no último domingo (08/01), exigindo que não haja anistia para todos os criminosos que levaram a frente esse episódio vergonhoso da nossa História. A nossa luta será para dar início a um longo e profundo processo de refundação das forças de segurança, a fim de reverter o enraizamento das ideias fascistas tanto nessas instituições, como nas demais instituições democráticas do estado brasileiro, realizando um amplo e contínuo debate com todos os setores da sociedade.
No momento em que ocorriam as manifestações democráticas país afora, mais uma vez, o novo governo recém empossado teve a oportunidade de protagonizar uma cena que irá para os anais da História, em função da negligência e da violência total do campo político fascista com as nossas instituições. O então presidente recém empossado, Luiz Inácio Lula da Silva, de forma extraordinária e inédita, reuniu na noite de ontem (09/01) os 27 governadores dos estados brasileiros com as lideranças representantes dos três poderes da federação, acionando a força-tarefa máxima para a defesa das nossas instituições. Ao final da reunião, todos marcharam rumo à sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em um ato simbólico e muito representativo em defesa da democracia brasileira.
Não permitiremos que o fascismo faça morada em nosso país, por isso, reafirmamos: SEM ANISTIA!
Nós, do SINTEFPB, estivemos presentes nos atos que aconteceram ontem aqui no estado da Paraíba, com a participação dos nossos diretores Hélio de França Gondim e Enver Lopes Cabral, também da filiada do campus de Cabedelo, Renálide Carvalho, da filiada do campus de Campina Grande, Laudicéia Araújo e do estudante Glaymerson Albuquerque de França (membro do Grêmio Estudantil de Cabedelo), contribuindo na reunião de preparação e debate sobre a atual conjuntura nacional e também participando das manifestações que ocorreram nos municípios de Campina Grande e de João Pessoa.
#SemAnistia
#RepúdioAoGolpismo
#RepúdioAoTerrorismo
#RepúdioAoFascismo
#EmDefesaDaDemocracia