O processo de luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) ganhou um novo capítulo neste sábado (11/12), com um grande Ato Nacional em Alagoas.
A manifestação ocorreu em frente ao apartamento do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na orla de Maceió-AL, com objetivo de exigir a retirada definitiva da “PEC da Rachadinha” de pauta.
Luta contra a Reforma Administrativa
Neste ano, quando a PEC 32/2020 foi encaminhada para votação na Comissão Especial sobre o tema na Câmara dos Deputados, as mobilizações em Brasília-DF foram intensificadas, com atos ocorrendo diariamente no Anexo II da Câmara, contudo, também há atividades em diferentes locais.
Na última quarta, Dia Nacional de Luta e Mobilização contra a Reforma Administrativa, foi feita uma “visita” ao deputado na Residência Oficial da Câmara. A iniciativa faz parte do conjunto de ações de pressão aos parlamentares que vem sendo realizadas desde outubro de 2020 por entidades nacionais; centrais sindicais; federações de sindicatos; frentes e fóruns de luta; movimentos sociais e populares; em Brasília-DF – dentro os quais o SINASEFE e suas seções sindicais!
Em Maceió-AL, na manhã e início da tarde de hoje (11/12), o protesto teve caráter nacional, ao mesmo tempo em que convocou – em especial – os trabalhadores do nordeste e da capital alagoana para se somarem à luta.
O ato começou na orla do bairro da Pajuçara, na Praça Multieventos, e seguiu para o Edifício Thalassa, onde Lira tem um apartamento.
A organização da manifestação estima que aproximadamente duas mil pessoas estiveram presentes.
Carta da Campanha contra a PEC 32/2020
A solicitação pelo fim imediato da tramitação da PEC 32/2020 na Câmara dos Deputados foi feita pela leitura de uma carta, assinada por CSB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Fonasefe, Força Sindical, Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, Intersindical Central, Intersindical Instrumento de Luta, Movimento Basta, Nova Central, Pública, UGT e UPB. O documento foi lido em frente ao apartamento de Arthur Lira.
Baixe aqui a carta da Campanha Contra a Reforma Administrativa lida em frente ao apartamento de Arthur Lira no Ato Nacional em Maceió-AL de 11/12/2021 (documento em formato PDF).
Participação do SINASEFE
Ainda na concentração da passeata, Lucrécia Iacovino (secretária de comunicação do SINASEFE) destacou a participação da delegação do sindicato e de diversas seções que se fizeram presentes em Maceió-AL. A presença de muita gente da base do SINASEFE, segundo Lucrécia, fortaleceu o ato: “a luta é árdua, mas é contínua, nós iremos vencer”.
De acordo com David Lobão (coordenador geral do SINASEFE), o ato ocorreu na capital alagoana porque “é a terra de Lira” e a votação da proposta de destruição dos serviços públicos está sob o controle desse parlamentar. “Nossa vinda aqui é para dizer a ele que aquele recado que ele deu quarta-feira (08/12), lá na casa dele, em Brasília-DF, não nos atendeu. Ele disse que já estava até esquecido da PEC 32/2020. Nós não vamos esquecer nunca de uma PEC que quer deixar o povo pobre sem serviço público”, disse Lobão.
Lobão destacou também que as entidades nacionais dos servidores públicos reivindicam serem atendidas para propor que o Presidente da Câmara de Deputados assuma o compromisso com o funcionalismo e com sociedade brasileira de que não vai colocar a PEC 32/2020 em votação. “Lira não esqueceu da Reforma Administrativa, mas sim, não conseguiu votos suficientes porque os servidores públicos protestaram”, ressaltou.
Para Raimundo Conceição (coordenador de pessoal técnico-administrativo do SINASEFE), o ato foi bastante participativo. “Tivemos muitas pessoas, palavras de ordem e gritos no sentindo de dizer ao Governo Federal que nós estamos acordados para o fato de que semana que vem é a semana que vai definir que essa PEC será realmente enterrada de uma vez por todas”, disse.
Continuidade da luta
Na próxima semana, em 14 e 15 de dezembro, teremos a 13ª Jornada de Luta em Brasília-DF. A expectativa do movimento sindical é que se a Reforma Administrativa não for votada neste ano de 2021, em 2022, por ser ano eleitoral, será mais difícil que uma proposta considerada tão desastrosa ao serviço público e à sociedade seja pautada no Congresso Nacional.
Por isso, o SINASEFE convoca com prioridade máxima suas seções sindicais para construção dessa 13ª Jornada na capital do país, com a organização de caravanas para participação das atividades políticas que acontecerão para impedir a aprovação da PEC 32/2020 no plenário da Câmara.
Vídeos
Confira abaixo vídeos** do ato gravados com representantes do SINASEFE, das seções sindicais e de outras entidades classistas da Educação Federal (todos os vídeos estão disponíveis em nosso canal do YouTube):
Tomada aérea do ato em Maceió-AL:
Lucrécia Iacovino (SINASEFE) fala do ato em Maceió-AL:
David Lobão (SINASEFE) e Anny Barros (Sintietfal) falam do ato em Maceió-AL:
Diego Rodolfo (SINASEFE) fala do ato em Maceió-AL:
David Lobão (SINASEFE), Zuila Couto (Sintef-PB), Marcelino Rodrigues (Fasubra), Reinalda Souza (Andes-SN), Nelson Aleixo (Andes-SN) e Elenira Vilela (IFSC) falam do ato em Maceió-AL:
Fotos
Confira abaixo as imagens*** do Ato Nacional em Alagoas contra Arthur Lira disponíveis em nossa galeria:
Conteúdo relacionado
* Texto: Lara Tapety (Tipiti Comunicação)
** Vídeos: Lara Tapety (Tipiti Comunicação)
*** Fotos: Claudemir Onasayo (Sindsifpe) e Lara Tapety (Tipiti Comunicação)