(83) 3221-0160 / 9316-8181 - Av. Primeiro de Maio 720, Jaguaribe - João Pessoa-PB
twitterfacebookgoogleyoutuberss

É com a Educação que o mundo muda: “O primeiro detento de SP a concluir curso superior dentro da prisão.”

É com a Educação que o mundo muda: “O primeiro detento de SP a concluir curso superior dentro da prisão.”

A colação de grau aconteceu no início de setembro

Foto: Divulgação/Claretiano

.

Venilton Leonardo Vinci, de 55 anos, detento da Penitenciária 1 de Serra Azul, tornou-se o  primeiro detento do estado de São Paulo a concluir um curso superior no regime fechado. Formado em pedagogia, antes de ingressar no curso ele havia terminado o ensino médio também na prisão, entre 2007 e 2009.

O ingresso no curso de licenciatura aconteceu em 2010, quando começou a estudar à distância por meio de uma parceria entre a Serra Azul, a Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP) e o Centro Universitário Claretiano, de Batatais.

Durante toda formação, o aluno permaneceu na penitenciária de segurança máxima, tendo realizado o curso superior com recursos próprios, obtidos através do trabalho na unidade prisional e com fruição de bolsa parcial.  E foi atrás das grades que Venilton descobriu seu dom em ser professor.

O detendo dava aulas de alfabetização para outros presos, inclusive, ele aprendeu braile para ensinar um cego a ler e escrever. Condenado por assalto e homicídio qualificado, ainda lhe restam cerca de 20 anos de pena a cumprir.

Agora, o objetivo de Venilton é a pós-graduação.

 


 

Fonte: Texto na íntegra retirado do catracalivre.com.br | Setembro de 2015

Deixe um Comentário