(83) 3221-0160 / 9316-8181 - Av. Primeiro de Maio 720, Jaguaribe - João Pessoa-PB
twitterfacebookgoogleyoutuberss

Biblioteca Nilo Peça recebe doação de publicações em Braile, pelo assessor especial da Reitoria do IFPB, professor Ramiro Pereira.

Biblioteca Nilo Peça recebe doação de publicações em Braile, pelo assessor especial da Reitoria do IFPB, professor Ramiro Pereira.

Mais um passo no processo de inclusão foi dado pelo Campus João Pessoa, com a disponibilização de 38 publicações em Braile, na Biblioteca Nilo Peçanha (BNP). Os exemplares foram doados pelo assessor especial da Reitoria do IFPB, professor Ramiro Pereira.

A primeira turma a conhecer os novos livros foi compota por estudantes e professores do Instituto dos Cegos da Paraíba, que visitaram o campus e conheceram algumas instalações.

Os visitantes aprovaram a iniciativa do Campus João Pessoa em disponibilizar livros em Braile, além de recursos e equipamentos que facilitam o processo de aprendizagem a deficientes visuais. Os materiais estão disponíveis na sala multifuncional do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) e as publicações no setor de Coleções Especiais da biblioteca. A visita foi organizada pelo Napne em parceria com o Instituto dos Cegos.

 

“Esse é um momento muito especial, em que abrimos as portas da nossa biblioteca no processo de inclusão”, destacou o diretor-geral, professor Neilor Cesar dos Santos. O professor Ramiro, que conseguiu os livros junto ao Senado Federal, afirmou que o material vai fazer com a biblioteca possa acolher todos os estudantes. “É com leitura que temos acesso a cultura, conhecimento e a educação”, frisou.

“Esperamos que essa seja a pedra fundamental para que possamos em pouco tempo conseguir mais materiais na perspectiva da inclusão”, ressaltou o professor Washington, diretor de Desenvolvimento do Ensino do Campus João Pessoa. E o coordenador da biblioteca, Cesário Silva, também se comprometeu a trabalhar para aumentar o acervo da BNP com livros e publicações em Braile.

Para Eduardo, estudante do Instituto dos Cegos, a visita foi muito proveitosa. “Gostei muito de conhecer o IFPB e espero que esse acervo venha a crescer e tenha mais variedade”, comentou. “Estou muito feliz em conhecer o campus. Quem sabe no próximo ano eu estude aqui em um curso Subsequente”, completou Andreza ao revelar seu desejo de estudar no IFPB.

Ao final da visita, a coordenadora do Napne, professora Valéria Matos, distribuiu livros audiodescritivos de disciplinas do Ensino Médio, produzidos pela Coordenação de Produção Audiovisual do Campus JP, para facilitar o estudo dos alunos com deficiência visual.


Fonte: Texto retirado na íntegra do site do IFPB – Coordenação de Comunicação Social do Campus João Pessoa.

Imagens: Retiradas da matéria. Sem informações sobre autor/autores.

Deixe um Comentário