(83) 3221-0160 / 9316-8181 - Av. Primeiro de Maio 720, Jaguaribe - João Pessoa-PB
twitterfacebookgoogleyoutuberss

A origem do Serviço Público e o Serviço Público no Brasil

A origem do Serviço Público e o Serviço Público no Brasil

Texto: Regina Negreiros  –  Servidora Pública Federal do IFPB  |  Bacharel e Licenciada em Filosofia | Especialista em Gestão Pública | Mestranda em Ciências das Religiões.

Fonte do texto: Recortes de seu trabalho de conclusão na especialização em Gestão Pública, com o título:  ÉTHOS, EDUCAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO: Uma tríade basilar na construção de uma sociedade saudável. 

.


Atenção!
Em 2018, este trabalho será publicado.
O livro estará mais completo, irá conter mais informações!
Não estamos mais disponibilizando por email o trabalho completo.

Aguardem!

.

Caso queira usar em seu trabalho alguma parte que está nesse post, faça a devida referência:
 
NEGREIROS, Regina Coeli Araújo.  ÉTHOS, EDUCAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO: Uma tríade basilar na construção de uma sociedade saudável.  TCC (Especialização em Gestão Pública). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. João Pessoa, 2014

 .

>>>> Não copie sem fazer a referência. Plágio, clonagem e cópia sem referência É CRIME.

.

.

.

A ORIGEM DO SERVIÇO PÚBLICO

 

Historicamente o serviço público teve seu início oficial e jurídico na França, no início do século XIX e final do século XX. No entanto, pode-se buscar uma primeira noção na Grécia antiga, onde o serviço “era prestado pelos detentores de grandes fortunas em forma de imposição honrosa, e não pelo poder organizado em forma de estado” (JUSTEN, 2003, p. 17). Posteriormente a esse momento, mas ainda no mesmo período, Grotti (2003, p. 20) atribui a Rousseau o uso originário da expressão “serviço público” de duas maneiras:

 

  • Concebe-se como atividade estatal que sucede ao serviço do Rei, porque se operou uma substituição na titularidade da soberania e também atividades destinadas ao serviço público, isto é, a atividades das quais se asseguram aos cidadãos a satisfação de uma necessidade sentida coletivamente.

 

O serviço público francês foi fundado na ideia republicana de igualdade e liberdade, sendo caracterizado por disputas que, muitas vezes, ultrapassaram o âmbito jurídico.

 

  • Ele figura entre as imagens fundadoras sobre as quais apoia a identidade coletiva; mexer com o serviço público é considerado um ato de sacrilégio, que pode atingir os fundamentos do Estado e ferir a unidade nacional (CHEVALLIER, 2007, p.77).

 

A Revolução Industrial propiciou o desenvolvimento econômico e contribuiu para o surgimento de uma diversidade de serviços públicos diferentes, como linhas férreas, telégrafos, telefones, distribuição de água e energia etc., o que delineou o modelo francês do serviço público prestado à população, o que denota que, naquele país, tal serviço é um dos aspectos fundamentais do seu desenvolvimento histórico.

 

Serviço Público no Brasil: Do Império à República Atual

 

No Brasil o serviço público teve sua origem em 1808, com a instalação da Real Família Portuguesa que, diante da necessidade de promoção do desenvolvimento da então colônia, dentro dos parâmetros da diplomacia real, percebe a importância do trabalho administrativo.

 

Após a proclamação da República, o funcionalismo tornou-se mais forte, colaborando direta e indiretamente com a administração, executando ações que movimentaram e impulsionaram os serviços básicos e essenciais de que necessitam os cidadãos em suas relações sociais com o Estado, no entanto, não existiam regulamentação nem legislação específica ou mesmo denominação alguma para os servidores do da República brasileira.

 

Aos vinte e oito dias do mês de outubro de 1939, surge um dos primeiros documentos que consolida normas referentes ao funcionalismo público: o decreto 1713/39. Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas, institui o dia 28 de outubro como dia do funcionário público e, em onze de dezembro de 1990, publica-se o novo estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, que consolida o termo Servidor Público, através da Lei 8112/90, o Regime Jurídico Único – RJU. No entanto, antes da aprovação da Lei 8112/90, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu e forneceu referências em relação ao Serviço Público. A Constituição anterior, a Carta Magna de 1934, nada falava sobre o serviço ou o servidor público.

 

  • Trata-se de uma atividade de titularidade do Poder Público, que não se desnaturam quando a execução é delegada a particulares, pois a Constituição fixa um vínculo orgânico com a Administração, ao dispor, no caput do art. 175, que incumbe ao Poder Público a prestação de serviços públicos, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão (GROTTI, 2003, p.89).

 

A Constituição de 1988 nasce em um momento político que tinha como paradigma a luta entre o comunismo e o capitalismo, consubstanciando-se como uma carta de bem estar social de uma vida mais digna, cujo objetivo é prestar ao cidadão as condições necessárias para se viver dignamente, provendo-lhes as necessidades básicas. Em relação ao Serviço Público, surgem as principais características para sua definição, estabelecendo-se parâmetros para determinar o direito público e o privado. O período anterior foi marcado pela falta de esteio para o servidor e o ingresso era realizado através apadrinhamento ou troca de favores, não havendo a necessidade de concurso público. Só a partir da promulgação da Constituição de 88, com a ideia de justiça centrada na isonomia de oportunidades para todos, através do art. 37, parágrafos I e II, estabeleceu-se o concurso público que, consigo, trouxe mais qualidade ao serviço público. 

 

  • Art. 37. A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, e também, ao seguinte:
  • I – os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei;
  • II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia emconcurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. (BRASIL, CF/88.1999, p.40).

 

O artigo supramencionado não trata apenas do ingresso no serviço público, ele é o esteio, a fundação basilar para nortear o servidor e elencam os princípios inerentes à Administração Pública, função é dar unidade e coerência ao Direito Administrativo, controlando as atividades administrativas de todos os entes que integram a federação brasileira (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). Dos princípios da legalidade e da supremacia do interesse público sobre o particular nascem os demais princípios. Os parágrafos do Art. 37 normatizam o serviço público, conforme abaixo:

 

  • III – o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;
  • IV – durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;
  • V – os cargos em comissão e as funções de confiança serão exercidos, preferencialmente, por servidores ocupantes de cargo de carreira técnica ou profissional, nos casos e condições previstos em lei;
  • VI – é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;
  • VII – o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar;
  • VIII – a lei reservará percentual de cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;
  • IX – a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;
  • X – a revisão geral da remuneração dos servidores públicos, sem distinção de índices entre servidores públicos civis e militares, far-se-á sempre na mesma data;
  • XI – a lei fixará o limite máximo e a relação de valores entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos, observados, como limites máximos e no âmbito dos respectivos poderes, os valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, por membros do Congresso Nacional, Ministros de Estado e Ministros do Supremo Tribunal Federal e seus correspondentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios, e, nos Municípios, os valores percebidos como remuneração, em espécie pelo Prefeito;
  • XII – os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;
  • XIII – é vedada a vinculação ou equiparação de vencimentos, para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público, ressalvado o disposto no inciso anterior e no art. 39, § 1º;
  • XIV – os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados, para fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento;
  • XV – os vencimentos dos servidores públicos, civis e militares, são irredutíveis e a remuneração observará o que dispõem os arts. 37, XI, XII, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I (BRASIL, 1999, p.40).

 

Organização Jurídica da Administração Pública

 

O regime jurídico da administração pública é o conjunto de direitos e deveres que o ordenamento jurídico confere ao Poder Público e que não se estende aos particulares, por força dos interesses que ela representa quando atua, visto que a função administrativa do Estado tem como base de sustentação dois princípios: o princípio da supremacia dos interesses públicos e o princípio da indisponibilidade do interesse público. Ao analisar o art. 37 da CF/88, ver-se que a administração pública pode ser de dois tipos: direta ou indireta, sendo a direta formada por Ministros e Presidentes e a indireta formada por autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Dentro dessa organização jurídica, tem-se que a administração pública é regida sob os princípios de legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência. Implicitamente a estes princípios, estão outros, não menos importantes, que são: o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado e o princípio da finalidade; da razoabilidade e da proporcionalidade.

 

Figura 1: Esquema de organização jurídica da administração pública:

serv - ok

Imagem: Arquivo pessoal da autora (criação dela).
(Favor não usar a imagem sem fazer a devida referência)

 

O profissional, servidor público, é antes de tudo humano e precisa deleitar-se no exercício de suas atividades profissionais. Esse infelizmente é o investimento mais carente no seio da sociedade e do serviço público, embora se saiba que não se faz o homem apenas com leis, regras e costumes, tão pouco com a profissionalização e o tecnicismo, apesar destes serem fatores importantes em sua formação. É necessário investir no Homem, na sua essência, naquilo que o faz ser. É necessário criar novas estratégias, permanentes e progressivas, para esclarecer a sociedade civil e o próprio servidor, à importância a função pública, mostrando o porquê de sua existência, necessidade e valorização.

O fato é que o serviço público no Brasil ainda tem muito a melhorar, mas mudar o seu conceito só é possível através da mudança de perspectiva do servidor e dos usuários do serviço público, pois a partir do momento em que o indivíduo tem noção de sua importância social, é possível melhorar a qualidade de vida de cada um. Essa mudança só é possível através da educação e do conhecimento, a partir de então, o serviço público tenderá a exercer sua excelência e passará a ser respeitado por toda sociedade.

A ética e a profissionalização são fundamentais para a credibilidade da administração pública. Nessa perspectiva, aperfeiçoar e aumentar o nível de profissionalização e qualificação dos agentes públicos, capacitar e sistematizar as carreiras, é tarefa essencial. No entanto, não se pode deixar de lado a ética em seu sentido do ethos grego, visto que um exemplar agente público é antes de tudo um ser humano, um cidadão que serve ao seu país.

Após vinte e cinco anos da promulgação da CF/88, faz-se de extrema importância que o servidor se revista do espírito público, tornando-se um agente construtor do poder social. Ademais, não basta ingressar no serviço público através de concurso, conhecendo as leis e normas, não basta ser um “concurseiro”. É preciso também a excelência moral e a prática das virtudes para alcançar o desejável e servir com justiça e retidão, exercendo dignamente sua função pública de forma satisfatória para o Estado brasileiro.

Outro fator que deve ser considerado como incluso nessa tríade é a motivação. Motivar é estimular através do investimento na educação do servidor e em sua qualificação profissional, visto que a falta de preparo é um dos fatores que mais preocupa os gestores. A gestão pode e deve ser similar àquela aplicada na iniciativa privada, com responsabilidade, progressão funcional por capacitação e qualificação, onde o ambiente de trabalho seja agradável e salutar, onde os olhos sejam voltados para o futuro, e o passado seja apenas uma referência de como não ser e não agir.

É notório que de 1988 até hoje o serviço público melhorou muito através do ingresso de servidores concursados e melhor qualificados profissionalmente, mas mostrar à sociedade sua importância é uma tarefa que requer anos e um esforço conjunto de todos. A publicação de uma nova LDB contribuiu na formação educacional e a CF/88 concomitante ao RJU contribuíram no sentido jurídico com a elevação da qualidade do servidor, no entanto, muito ainda precisa ser feito no que se refere à qualificação, capacitação e motivação. Nesse prisma, é necessário pensar o homem no sentido de construção de uma humanidade melhor, um homem consciente e responsável, com valores civilizatórios que permitam uma boa e harmônica convivência social. A partir de tais atitudes a gestão deverá fluir melhor e mais facilmente, o que deverá motivar para o desempenho de suas atividades com responsabilidade, eficácia e eficiência. É importante que a gestão seja voltada para o aperfeiçoamento contínuo dos servidores, a disseminação de informações, a formação humana e o planejamento estratégico e participativo, pois de tal forma, todos no serviço público e na sociedade, sairão ganhando.

 

sede sintefpb

sede sintefpb

 

 

68 Comentários

  1. DIEGO PEIXOTO DE FARIAS
    quinta-feira 10 setembro 2015, 3:59 pm

    Olá Regina,

    Estou fazendo um TCC na minha graduação e me interessei muito pelo seu artigo.

    A sra poderia enviar a sua monografia para que eu possa referenciá-la em meu trabalho?

    Abraços.

  2. olá Regina,

    tambem estou fazendo TCC e gostaria que você compartilhasse, se possivel, suas fontes sobre a historia do serviço publico

    e tambem gostaria de citar sua monografia…

    abç

  3. Olá. Gostaria de citar o trabalho da Sra. Regina em minha monografia. Seria possível o fornecimento das fontes utilizadas?
    Obrigada.

  4. Alessandra Ap. C. Pereira
    terça-feira 12 abril 2016, 10:23 pm

    olá
    sou funcionária pública a 16 anos, e só agora voltei a estudar novamente estou trabalhando em meu tcc, gostaria de saber suas fontes e citar seu trabalho. Desde já agradeço

  5. Prezados
    também gpstaria de receber esta monografia para fins acadêmicos,
    Além, alguém poderia me passar o contato da pesquisadora?

    • Olá, Mateus!

      Passei um email para a autora do trabalho informando sobre o seu interesse.

      Em breve ela entrará em contato contigo.

      As pessoas que comentaram anteriormente pedido o trabalho já foram atendidos.

      Obrigada pelo interesse.

      Lembro a todos que é importante citar e informar a fonte, afinal de contas é um tcc de especialização em gestão pública.

      😉

      Um abraço!

  6. Emanoel Nogueira Dantas
    terça-feira 26 abril 2016, 8:46 am

    Olá, bom dia,

    Favor, se possível, informar o contato da autora, pois também estou finalizando meu TCC em gestão pública e achei o trabalho muito interessante.

    Atenciosamente,

    Emanoel.

  7. Franciele Hickmann Jaehn
    quarta-feira 15 junho 2016, 8:26 am

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de citar o trabalho da Sra. Regina em minha monografia, sobre edificações públicas.
    Seria possível o fornecimento das fontes utilizadas?
    Obrigada.

  8. Prezados

    Sou servidora pública. Estou fazendo mestrado e pesquiso sobre os mecanismos de gestão dos servidores públicos das universidades estaduais baianas. Se possível peço a autora desse trabalho, Regina Negreiros, indicação de referências que abordem a origem do serviço público, do termo servidor público.

    Maria Jalva

  9. Tb gostaria das fontes da Autora, e se possível cita-la no meu TCC.

  10. Karise Gonçalves Oliveira
    quinta-feira 8 setembro 2016, 4:04 pm

    Boa tarde, o trabalho é muito interessante. Estou fazendo minha monografia e gostaria de citar o trabalho da autora Regina Negreiros. Poderiam me enviar o contato da autora por gentileza.

  11. Olá, também estou terminando meu TCC na área da administração pública e gostaria de fontes sobre esse trabalho.

    Agradeço.

  12. Boa tarde,

    Gostaria de ter acesso à monografia da autora, pois planejo usá-la como referência em meu projeto de pesquisa.

    Grata.

  13. Taína de Fátima Sena Santos
    quarta-feira 12 outubro 2016, 9:59 pm

    Olá,como vai?
    Estou fazendo meu TCC, e um dos tópicos falarei a respeito dos serviços e servidores públicos. Estou a procura de livros que falem a respeito da origem do serviço publico no Brasil. Poderia me informar onde consigo essas referencias?

  14. Olá, estou realizando um projeto de pesquisa sobre a imagem do servidor público e gostaria muito de ter mais informações sobre o referencial teórico e como citar esta autora em minha monografia.

    No aguardo

  15. Ola!!!
    Também estou na labuta de elaboração de um TCC, e para tanto tenho interesse em citar este artigo, para isso precisaria do trabalho na integra. Poderiam forncer o trabalho completo?

  16. Gostaria de ter acesso à integra desse trabalho para referência bibliográfica em minha monografia.

  17. LUSINETE GUIMARAES DA SILVA CARDOSO _
    terça-feira 29 novembro 2016, 5:31 pm

    Também estou escrevendo meu TCC e gostaria de ter acesso, se possível, da sua monografia e gostaria de colocar as referências bibliográficas se me permitir.

  18. Olá,

    Poderia me encaminhar o trabalho completo via email?
    Estou fazendo um artigo na área de Gestão Pública, gostaria de usá-lo e referenciá-lo.

    Att,

    Juliana

  19. Ola Regina. Gostei muito do seu trabalho. Estou fazendo o meu TCC em Gestão Publica. Precisaria de usar o seu trabalho com referência. Pode me enviar o seu trabalho por email, por gentileza? Se possivel responder breve o meu pedido, ficarei grata porque só tenho pouquissimos dias para qualificar. Obrigada!!!

  20. Olá estou fazendo um trabalho sobre funcionalismo público e gostaria de maiores detalhes. Referências bibliográficas ou trabalho completo. Grata

  21. Bom dia,

    Estou elaborando minha monografia e gostaria de utilizar como fonte esse trabalho acadêmico.
    A autora poderia, por favor, disponibiliza-lo para mim?

    Obrigada,

    Atenciosamente,
    Marina.

  22. Boa tarde
    Estou concluindo minha faculdade e meu tcc fala sobre este assunto achei muito interessante.

    Sera que poderia me passar ele completo e me autorizar a usa-lo nas minhas referencias?
    Aguardo um retorno
    Atenciosamente
    Priscila

  23. Olá boa tarde, estou trabalhando em um TCC, gostaria do artigo completo para poder cita-lo. Desde já agradeço.

  24. Olá, também estou escrevendo meu pré-projeto para o mestrado e gostaria muito de ler o artigo completo e acessar as referências bibliográficas. Seria possível me enviarem?

    Obrigada!

  25. Olá,

    Estou desenvolvendo uma monografia sobre concursos públicos e gostaria referenciar seu ao trabalho, pois prentendo utilizar o mesmo na contextualização do assunto.

    Grato.
    Jardel Flores.

  26. Agradecemos a todos(as) pelo contato.

    Espero ter repassado todas as mensagens com os emails a autora.
    Caso alguém não tenha recebido, peço desculpas desde já e aguardo um novo contato pedindo o trabalho.

    Peço a todos que receberam que não esqueçam de fazer a referência do texto:

    Para Referências (copiar e colar):

    NEGREIROS, Regina Coeli Araújo. ÉTHOS, EDUCAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO: Uma tríade basilar na construção de uma sociedade saudável. TCC (Especialização em Gestão Pública). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. João Pessoa, 2014

    Atenciosamente
    Carolina Lopes – Assessoria de Comunicação do SINTEF-PB

  27. Boa tarde, Dra. Regina Negreiros.

    Estou concluindo meu mestrado pela Escola Paulista de Direito e gostaria de utilizar seu trabalho como referência.

    Desde já agradeço.

    Olavo Cardoso Jr.

  28. CAROLINA MARQUES SARTORI
    sábado 29 abril 2017, 5:27 pm

    Olá,

    estou fazendo meu Trabalho de Conclusão de Curso e gostaria de referenciar a sua pesquisa, em relação ao surgimento do serviço público.

    Obrigada.

  29. FLAVIO VIANA DE ASSIS
    quinta-feira 18 maio 2017, 1:59 am

    Bom dia, estou desenvolvendo meu TCC, e o meu tema são os servidores públicos federais. Desta forma, seu trabalho é uma excelente referência para desenvolvimento do meu trabalho. Poderia me enviar o artigo completo e me autorizar a citá-lo nas minhas referencias?

    Desde já agradeço.

  30. Olá!

    Estou desenvolvendo uma monografia sobre a motivação dos servidores públicos e gostaria de ter acesso a este trabalho. Gostaria de compreender com mais profundidade as origens do serviço público no nosso país.

    Atenciosamente.

  31. Obrigada a todos pelos comentários.

    Gostaria de saber se todos foram atendidos. Faço o possível para enviar todos os pedidos a autora do artigo, e tenho certeza que ela responde a todos que eu encaminho os emails.

    Caso alguém tenha ficado sem resposta, peço que comentem aqui embaixo.

    Um abraço a todos! Desejamos muito sucesso na produção de vocês!

    Atenciosamente,
    Carolina Lopes – Assessora de Comunicação do SINTEFPB

  32. Thaianne Valença Vieira
    quarta-feira 28 junho 2017, 12:13 am

    Carolina Lopes,
    Gostaria das fontes da Autora, e se possível citá-la no meu artigo acadêmico. Aguardo Obrigada

  33. Bom dia estou fazendo um trabalho acadêmico e também gostaria de receber o trabalho completo para poder ler e referencia-lo.

  34. olá Regina,

    tambem estou fazendo TCC e gostaria que você compartilhasse, se possivel, suas fontes sobre a historia do serviço publico

    e tambem gostaria de citar sua monografia…

    abç

  35. Peço uma cópia do trabalho completo para proceder com minhas pesquisas.
    Obrigado.

  36. Boa tarde, primeiramente parabens pelo trabalho, gostaria de referencia-lo em meu TCC, sendo assim, gostaria de receber o mesmo por e-mail!

    eduardoratzlaff15@gmail.com

  37. Gostaria do trabalho completo para pesquisa.

  38. Boa noite, tenho interesse em ler mais sobre esse trabalho, pois meu tema de TCC é semelhante.

  39. Jose Luis Martins Berwanger
    quarta-feira 8 novembro 2017, 9:52 pm

    Também tenho interesse em receber o trabalho, meu email é joseberwanger@gmail.com

  40. Boa tarde, gostaria de referenciar esse conteúdo. Sendo assim se possível enviar no e-mail: fabioploszai@yahoo.com.br.

    Desde já agradeço.

  41. Olá pessoal,

    Encontrei a referência nesse link: http://joaopessoa.ifpb.edu.br/siabi/Telas/TTitulosDetalhe.php?pag=1

    NEGREIROS, Regina Coeli Araújo. Éthos, educação e serviço público: uma tríade basilar na construção de uma sociedade saudável. João Pessoa: [s.n.], 2014. 51 p. il.

    Espero, com isso ajudá-los!!!

  42. Olá, bom dia.
    Parabéns pelo trabalho.
    Estou em curso com a monografia/TCC de Direito e gostaria muito de receber o trabalho da referida autora, na íntegra, para aprofundamento do tema, com devidas citações.
    Meu e-mail é: dnl.daluz@uol.com.br

    Grato.

  43. Boa noite, tenho interesse em ler este trabalho completo, gostaria de referência-lo no meu tcc.

  44. Olá boa tared, estou fazendo meu TCC e gostaria de ler o trabalho completo, é possível me envia-lo na íntegra com as referências para eu poder cita-lo?

    Grato.

    • Boa tarde, Júnior.

      Não estamos mais disponibilizando o trabalho da autora pois ele está sendo reformulado e em breve se transformará em livro.

      Assim que isso ocorrer, colocaremos o link para que seja possível adquiri -lo.

      >>>> Caso queira usar em seu trabalho alguma parte que está nesse post, faça a devida referência:

      NEGREIROS, Regina Coeli Araújo. ÉTHOS, EDUCAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO: Uma tríade basilar na construção de uma sociedade saudável. TCC (Especialização em Gestão Pública). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. João Pessoa, 2014

      >>>> Importante:
      Não copie sem fazer a referência. Plágio, clonagem e cópia sem referência É CRIME.

      Um cordial abraço.

      Carolina Lopes – ASCOM SINTEFPB

  45. ATENÇÃO!

    Em 2018, este trabalho será publicado.
    O livro estará mais completo, irá conter mais informações!

    >>>> Não estamos mais disponibilizando por email o trabalho completo.

    >>>> Caso queira usar em seu trabalho alguma parte que está nesse post, faça a devida referência:

    NEGREIROS, Regina Coeli Araújo. ÉTHOS, EDUCAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO: Uma tríade basilar na construção de uma sociedade saudável. TCC (Especialização em Gestão Pública). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. João Pessoa, 2014

    >>>> Não copie sem fazer a referência. Plágio, clonagem e cópia sem referência É CRIME.

  46. Olá. Estou elaborando TCC referente ao tema Serviço Público Brasileiro e gostaria de citar este trabalho.
    Também gostaria de encomendar o livro, conforme anunciando a sua publicação acima.
    Assim que for publicado, por favor, me avisem.
    Parabéns à autora pela clareza na explanação.
    Aguardo autorização.

  47. Olá!
    Gostaria de referenciar a pesquisa no meu TCC.
    Teria como me passar o trabalho completo?

  48. Ola, estou realizando meu TCC agora.
    Tem como me passar as referencias do trabalho ?
    Gostaria de citar o trabalho da Sr. Regina
    Obrigado, desde ja!

    • Boa tarde, Renan

      Em 2018, este trabalho será publicado.
      O livro estará mais completo, irá conter mais informações!

      >>>> Não estamos mais disponibilizando por email o trabalho completo.

      Motivos: o lançamento do livro e por estar em andamento um processo administrativo por clonagem completa do trabalho, do início até o fim.

      >>>> Caso queira usar em seu trabalho alguma parte que está nesse post, faça a devida referência:

      NEGREIROS, Regina Coeli Araújo. ÉTHOS, EDUCAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO: Uma tríade basilar na construção de uma sociedade saudável. TCC (Especialização em Gestão Pública). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. João Pessoa, 2014

      >>>> Não copie sem fazer a referência. Plágio, clonagem e cópia sem referência É CRIME.

  49. ATENÇÃO!

    Em 2018, este trabalho será publicado.
    O livro estará mais completo, irá conter mais informações!

    >>>> Não estamos mais disponibilizando por email o trabalho completo.

    Motivos: o lançamento do livro e por estar em andamento um processo administrativo por clonagem completa do trabalho, do início até o fim.

    >>>> Caso queira usar em seu trabalho alguma parte que está nesse post, faça a devida referência:

    NEGREIROS, Regina Coeli Araújo. ÉTHOS, EDUCAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO: Uma tríade basilar na construção de uma sociedade saudável. TCC (Especialização em Gestão Pública). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. João Pessoa, 2014

    >>>> Não copie sem fazer a referência. Plágio, clonagem e cópia sem referência É CRIME.

  50. Parabéns a autora pela construção e elaboração deste texto. Fiquei muito interessada no acesso a todo o conteúdo. Portanto havendo publicação, peço que eu seja notificada para posterior aquisição.
    Grata pelo seu conhecimento.

Deixe um Comentário