A luta das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público pela recomposição salarial se fortalece a cada dia. Na próxima semana (entre 29 e 31 de março) será realizada uma Jornada de Lutas na capital federal e o SINASEFE convida todas suas seções sindicais para esta mobilização.
O Fonasefe convocou a Jornada de Lutas em Brasília-DF durante reunião realizada na última sexta-feira (18/03). O entendimento das entidades é que intensificar a mobilização nas próximas duas semanas será fundamental para a conquista da recomposição salarial de 19,99%.
Programação
Semelhante ao que ocorreu na luta contra a PEC 32/2020, a agenda de mobilização será definida e divulgada conjuntamente, no decorrer da própria Jornada. O SINASEFE indica que sindicalizadas e sindicalizados que vierem à capital cheguem já na manhã do dia 29/03 (terça-feira).
Histórico
O Fonasefe iniciou as articulações para a Campanha Salarial Unificada ainda ao final de 2021, em seguida as primeiras mobilizações presenciais ocorreram já em janeiro (18/01) e fevereiro (02/02) na capital federal. Passado um mês sem qualquer resposta, o fórum seguiu realizando atividades de cobrança. Em março as entidades fortaleceram as atividades de rua e seguem na organização de uma greve unificada para defender o direito à recomposição salarial.
Texto e imagem: ASCOM SINASEFE
Conteúdo relacionado
Integrantes da Direção Nacional (DN) do SINASEFE e de várias seções sindicais participam na manhã desta quarta-feira (23/03) de uma caminhada e de uma vigília na porta do Ministério da Economia, em Brasília-DF.
Veja no vídeo abaixo o recado de Ricardo Eugênio (servidor do IFMG) sobre a mobilização dos servidores federais e do nosso sindicato:
Imagens
Confira abaixo as imagens do ato de 23/03 em frente ao Ministério da Economia disponíveis em nossa galeria:
Alguns registros:
O SINASEFE esteve com uma delegação super potente no ato pelo reajuste salarial em Brasília, na manhã desta quarta-feira (30/03). O protesto reuniu servidores e servidoras públicas federais que marcharam do Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios, em direção ao Ministério da Economia, para pressionar Paulo Guedes e a equipe econômica do Governo Federal, a abrir uma mesa de negociação com o movimento da campanha salarial.
E expectativa é que até o fim dessa semana haja uma resposta do governo sobre as possibilidades de negociação em torno das demandas de recomposição salarial.
A campanha salarial dos servidores públicos federais tem como principal exigência a recomposição salarial de 19,99%, valor referente à inflação acumulada nos últimos 3 anos de governo Bolsonaro. As entidades reiteram que os servidores estão há 5 anos com congelamento dos salários, sem nenhum reajuste inflacionário. As categorias estão desde o início desde ano buscando diálogo para que a defasagem salarial seja corrigida, porém o governo segue sem aceitar negociação.
Imagens do ato em frente ao MEC:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Registros oficiais do site do Sinasefe Nacional: