Estamos vivendo uma conjuntura de extremo acirramento entre dois polos: o polo que representa o conservadorismo e o desmonte do estado democrático de direitos brasileiro, e o polo progressista que representa o campo ideológico da reconstrução do nosso país. No que tange à Educação pública brasileira, estamos vivenciando um contexto de ataques profundos à Educação.
No dia 05 de outubro de 2022, o governo inimigo da educação, do candidato Jair Bolsonaro, promoveu novo ataque às Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), definindo os cortes estabelecidos pelo Decreto 11.216, de 30 de setembro de 2022. Os novos bloqueios orçamentários na rede federal de educação alcançam o valor de 147 milhões de reais. Porém, diante da pressão exercida pelos dirigentes das instituições federais e por uma enxurrada de protestos nas redes sociais e nas ruas, o governo anunciou na última sexta-feira (07/10) o recuo do bloqueio das verbas.
Apesar desse recuo, devemos nos manter em estado de alerta, vigilantes com a movimentação do governo e dando passos para a superação desse momento histórico, uma vez que o governo Bolsonaro hoje é um dos principais inimigos da Educação Pública e de qualidade, através de uma política de sucessivos desmontes, cortes e bloqueios orçamentários, que estão inviabilizando as atividades e os recursos básicos para o funcionamento das nossas redes federais de educação.
Por isso, no dia 18 de Outubro, nós, enquanto SINTEFPB, iremos às ruas junto com as(os) nossas(os) estudantes do Instituto Federal da Paraíba, assim como as(os) trabalhadores e estudantes das Universidades Federais, para construir o Dia Nacional de Luta Contra os Cortes na Educação, a ocorrer em todo o Brasil.
SINTEFPB na luta contra os cortes orçamentários!
Eleger Lula para Derrotar Bolsonaro!