18 de outubro: Dia Nacional de Luta contra os cortes na Educação

Autor: Mário Junior

SINASEFE

No dia 18 de outubro, estudantes e educadores de todo o Brasil tomarão as ruas das principais cidades do país para defender a Educação Pública, denunciar o confisco de verbas e juntar vozes pela eleição de Lula e fim do (des)governo Bolsonaro.

18 de outubro será Dia Nacional de Luta contra os cortes na Educação, uma data para lutar contra o confisco das verbas da Educação (que foi uma regra de todo o mandato do atual Presidente da República) e denunciar a urgência do Brasil em trocar de governo.

A data foi convocada por SINASEFE, Andes-SNANPGFasubraFenetUbes e Une, entidades representativas dos trabalhadores em educação docentes e técnico-administrativos; e dos estudantes das Instituições de Ensino Federais (Universidades, Institutos e Cefets).

O SINASEFE convoca suas seções sindicais a participar ativamente da construção dessa luta, fazendo do dia 18 de outubro uma data repleta de lutadores nas ruas, em defesa da Educação Pública e de um país melhor, livre de Bolsonaro.

Para isso, cada seção sindical deve:

1. Realizar assembleias de base – entre os dias 10 e 17/10
  2. Unificar a construção dos atos com outras entidades e categorias que estejam mobilizadas para o Dia Nacional de Luta de 18/10

Contexto político

Em 05/10, o governo Bolsonaro promoveu um novo ataque às Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), definindo novos cortes com o Decreto 11.216, de 30 de setembro de 2022.

Na base do SINASEFE, os cortes foram de aproximadamente R$ 147 milhões (cerca de 5,8% das verbas destinadas ao custeio, incluindo assistência estudantil e emendas de parlamentares). Nas Universidades, o montante chega a R$ 763 milhões.

Após pressão das entidades sindicais e estudantis, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou no dia 07/10 o desbloqueio dos recursos (informação até o momento não confirmada pelo Ministério da Economia).

Para o SINASEFE, mesmo com o recuo do governo, é necessário irmos às ruas para denunciar os ataques promovidos por Bolsonaro contra a Educação Pública. Por isso que o dia 18 de outubro será um Dia Nacional de Luta contra o confisco das verbas da Educação.