(83) 3221-0160 / 9316-8181 - Av. Primeiro de Maio 720, Jaguaribe - João Pessoa-PB
twitterfacebookgoogleyoutuberss

Atos virtuais no dia 15 de maio serão realizados para relembrar o #15M – Tsunami da Educação. Destaque para a hastag #AdiaEnem!

Atos virtuais no dia 15 de maio serão realizados para relembrar o #15M – Tsunami da Educação. Destaque para a hastag #AdiaEnem!

Atos virtuais no dia 15 de maio serão realizados para relembrar o #15M – Tsunami da Educação

Na próxima sexta-feira (15/05) fará um ano que milhões de estudantes e servidores da Educação tomaram as ruas das principais cidades do Brasil no Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação, que ficou marcado na história recente das nossas lutas sociais como “Tsunami da Educação” e “15M”.

Em memória e em celebração daquela data – que só não estamos repetindo agora, tomando novamente as ruas, em virtude da pandemia da COVID-19, que nos impõe a necessidade de isolamento e distanciamento social -, o SINASEFE, o Andes-SN e a Fasubra Sindical, entidades que atualmente compõem o Comando Nacional Unificado de Mobilização e Greve, realizarão uma live na sexta (15/05), a partir das 10 horas, com o tema “Um ano do Tsunami da Educação”.

A transmissão contará com diversos lutadores e lutadoras que participaram e ajudaram a construir o 15M em várias cidades do país, relembrando da importância daqueles atos para o enfrentamento aos cortes de verbas da Educação Federal e pontuando caminhos para as lutas que precisamos fazer na atual conjuntura.

www.facebook.com/sinasefe.nacional

www.youtube.com/canalsinasefe

.

.

Entidades estudantis apostam nas ações virtuais durante todo o novo #15m com a hastag #AdiaEnem

.

O Ministro da Educação e o presidente do INEP anunciaram no dia 31/03 (Terça-feira) a data do ENEM 2020. Desde então, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) começaram uma campanha junto à população brasileira para que o ENEM seja adiado e lançaram um abaixo-assinado em que defendem que nenhum estudante tenha seu ingresso na universidade prejudicado pela crise do Covid-19 e pelo MEC.

“Sem nenhuma sensibilidade para o momento que vivemos, optaram por manter o mesmo cronograma de realização das provas, para os dias 1 e 8 de novembro. Sabemos que todas as escolas e universidades estão com atividades presenciais paralisadas por recomendação dos órgãos e especialistas em saúde para preservar aquilo que é o mais importante, as vidas das pessoas”, se pronunciou a UNE e a UBES em nota.

Por causa da pandemia do Coronavírus, a avaliação das entidades estudantis é de que muitos  jovens não têm acesso às ferramentas necessárias para atividades virtuais, e mesmo que tivessem, o aproveitamento do ensino-aprendizagem fica fortemente prejudicado, além disso, as organizações estudantis também alegam que as desigualdades sociais também soma-se às condições de acesso à internet e aproveitamento escolar. Por isso, defendem “a suspensão do edital, e um novo debate sobre o cronograma do ENEM propondo o adiamento da aplicação das provas e buscando soluções para ajuste dos calendários em conjunto com a rede de ensino básico e de ensino superior brasileiras”.

15 de maio – Ato Virtual Adia ENEM

Por causa de todo esse debate e também para marcar um ano do Tsunami da Educação, o UNE e UBES fazem nesta sexta (15) um ato virtual pedindo o adiamento do Enem. “A luta dos estudantes brasileiros não para! A política de morte do governo Bolsonaro continua atingindo a nossa saúde, nossa educação, e nossa vida.Não estamos indo às ruas devido a pandemia, mas nesse 15 de maio, nosso grito será ouvido em todas as redes, e ele é uma só voz: O ENEM precisa ser adiado! Continuaremos mobilizados até que o MEC reveja essa decisão. Cenários atípicos, exigem respostas também emergenciais. Não podemos colocar em risco o futuro de milhões de estudantes brasileiros. No dia 15 de maio, as redes vão bombar, pedindo o #ADIAENEM”, explicou Ciro Caleb, do Centro Acadêmico de História Quebra-Quilos da UFPB e militante do Levante Popular da Juventude na Paraíba.

Ciro chama atenção para o calendário virtual deste dia 15, alertando que todos devem estar a postos para protestarem, a partir das 10h, nas redes com a tag #AdiaENEM; às 14h30 terá live pelo youtube da ubes e às 16h, um debate no mesmo canal; encerrando com o twitaço, às 18h, pedindo postagens com fotos com cartazes e ilustrações com a tag #ADIAENEM.

.

.

Por: https://www.brasildefatopb.com.br/

Edição: Heloisa de Sousa

Deixe um Comentário