Notícias

Alguns Eventos do IFPB: 3° Experimenta Design (realização conjunta), 3° ENEX em Areia e confirmação da 2ª Semana de Tecnologia e Arte – Tear, em Monteiro!

Experimenta Design.

Semana do Design da Paraíba!

11209367_795765620539662_7395613136172869018_n

Imagem/Créditos: Facebook do Evento.

Começou hoje (dia 29 de Setembro) e vai até dia 4 de Outubro a 3ª edição do “Experimenta Design”. O tema deste ano é  “movimento, o ato de experimentar mais completo”.

Para maiores informações, você pode entrar no Facebook do Evento ( https://www.facebook.com/experimentapb ) ou baixar o Aplicativo “Experimenta 2015″ no Google play / Apple Store. Segundo informações do Facebook, o Aplicativo tem a Programação Completa a disposição de todos!

Veja o vídeo divulgação a seguir:

#Novidade #Propaganda_Experimenta

Você já deve ter visto nossa propaganda na TV durante essa semana, né?? Mas não…

Posted by Experimenta Design on Domingo, 27 de setembro de 2015

Ou siga o “insta” do Evento:

12039467_838961556220068_5125221158410243585_n

Imagem/Créditos: Facebook do Evento.

“O Experimenta Design é uma realização conjunta entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB -, a Universidade Federal da Paraíba – UFPB e os Centros Acadêmicos de Design das Instituições de Ensino Superior da Paraíba em parceria com a IESP/FATEC e com o SEBRAE PB. Ciclo de palestras, oficinas, workshops, mesas redondas, desfiles, ações de integração e intervenções culturais e sociais serão atividades promovidas durante o evento.

Entre os principais nomes que o evento recebe nesta edição estão Lurdete Cadorin, Diomarcelo Pessanha, Mário Fioretti, Ale Tauchmann,  Marco Lobo, Gilmarques de Cartro, além de outros profissionais de renome nas áreas de ilustração, gráfico, interiores, moda, interação e sustentabilidade. A partir de iniciativas multidisciplinares, o Experimenta Design da Paraíba vai focar o dinâmico cenário contemporâneo do design e promover a interação do público com entusiastas das áreas de Design.”

( Fonte: Site do IFPB )

III ENEX em Areia

imagemrrr

Imagem/Fonte: conteudodigital.ifpb.edu.br/eventos-1/enex2015

O III ENEX – Encontro de Extensão do IFPB, foi realizado em Areia entre os dias 24 e 26 de Setembro, com o tema “Inovação e educação popular como práxis da extensão”, o evento já tem até  local marcado para sua 4ª edição em 2017: será em Cabedelo.

Segundo informações retiradas do site do IFPB, o campus de Cabedelo participou com a 2ª maior delegação do evento, contando com “15 servidores e 49 estudantes, levando ainda mais de 20 parceiros externos”.

“O evento contou com 200 atividades acadêmicas, distribuídas em círculos de extensão, atividades autogestionadas, eventos culturais e conferências”.

Campus Cabedelo participa do III ENEX em Areia

ENEX 2017 Cabedelo

Segundo a professora Vania Medeiros, um dos debates mais importantes do evento enfocou o tema da curriculação da extensão, que também é uma preocupação nacional das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Nessa conferência, a Pró-Reitora de Extensão do IFRN, professora Régia Lopes, apresentou dados do Mapeamento da Extensão na Rede, a partir da análise de 2.525 projetos executados em 2014. Segundo ela, apenas cerca de 70% das instituições participaram do levantamento; o que indica que este número pode ser maior.”

“Segundo Régia Lopes, os trabalhos da extensão dão respostas às políticas públicas do governo federal, além de promover a interlocução e a interação com a comunidade. Na visão da professora, a extensão contribui para a melhoria das condições de vida nas comunidades, com o desenvolvimento econômico e social, sendo um catalisador da qualidade do ensino e da pesquisa.”

“O Coordenador do Fórum de Extensão dos Institutos Federais (FORPROEXT), professor Manoel Porto, Pró-Reitor de Extensão o IFSul, valorizou o formato do evento de extensão do IFPB e revelou que há várias outras unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica planejando a inserção do tema da cultura na extensão.”

Fonte do texto: conteudodigital.ifpb.edu.br/eventos-1/enex2015  – Crisvalter Medeiros, em 27/09/2015  |  Site do IFPB – em 29/09/2015.

IFPB Campus Monteiro aprova o projeto TEAR 2015

No ano passado o SINTEFPB divulgou, e este ano o Tear estará de volta!

O Campus Monteiro realizará novamente a TEAR – Semana de Tecnologia e Arte, no final do ano.

“A Tear ocorre numa promoção dos cursos integrados de Manutenção e Suporte em Informática e de Instrumento Musical e será um momento de exposição da arte, da música e da tecnologia, com objetivo de alcançar a grande parte da comunidade externa do Cariri Paraibano, além da comunidade acadêmica interna poderem divulgar os trabalhos artísticos e culturais, completando este complexo mosaico de atividades que mudarão o cotidiano durante uma semana.”

O evento visa “promover para comunidade interna e externa do Cariri Paraibano o cotidiano do ensino, pesquisa e extensão do IFPB. Este evento tem a intenção de divulgar as pesquisas e extensão realizadas na modalidade PIBIC-EM, PROBEXT, assim como envolver os demais discentes em projetos desenvolvidos em grupo e orientados por docentes em suas disciplinas específicas.”

Tear2015a

“Com uma programação científica composta por oficinas de músicas, sarau, teatro, concurso de fotografia, apresentações de trabalhos e mesas redondas.

A Semana de Tecnologia e Arte (TEAR) será um importante momento de aprendizado, e espaço privilegiado para reflexões e discussões sobre as atividades em desenvolvimento e o cotidiano da nossa instituição.

Segundo José Herculano Filho, o evento é a mais importante atividade sócio educacional, tecnológico e cultural da cidade de Monteiro, e um dos mais concorridos do IFPB.”

Fonte: Recortes de Matéria do Site do IFPB.  | Créditos: * José Herculano Filho – Campus Monteiro.